BNews Pet

Estudo mostra que, assim como humanos, gatos também podem ser enganados pela ilusão de ótica

Reprodução/Twitter
Donos de gatos já sabem que os bichanos adoram se esconder e brincar dentro de caixas e esse interesse faz com que eles entrem até mesmo em falsas caixas feitas com fita adesiva no chão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 24/05/2021, às 22h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Donos de gatos já sabem que os bichanos adoram se esconder e brincar dentro de caixas e esse interesse faz com que os felinos entrem até mesmo em falsas caixas feitas com fita adesiva no chão. Isso só prova que, assim como os seres humanos, os gatinhos também são enganados pela ilusão de ótica. 

Um novo estudo realizado por cientistas do Hunter College, em Nova York, descobriu que gatos, domésticos e até os selvagens, vão sentar dentro de formatos falsos de quadrados com uma frequência parecida em que sentam em verdadeiras caixas. 

Segundo o Canaltech, a pesquisadora de cognição animal Gabriella Smith, que realizou o estudo, explicou que pediu ajuda para outros tutores de gatos para realizar a pesquisa. Além do quadrado tradicional, os papais e mamãos dos bichanos precisavam fazer o quadrado de Kanizsa, que é quando quatro círculos no formato de Pac-Man são posicionados para confundir o cérebro humano a acreditar que existe um quadrado perfeito no local. Eles também fizeram o formato de Pac-Man errado, não criando uma ilusão de ótica.

Para confirmar a escolha do gato, o bichano tinha que escolher um formato para sentar e permanecer dentro por, pelo menos, três segundos. Os pesquisadores fizeram o monitoramento de forma remota. No total, 30 donos de gatos participaram do experimento em cerca de seis dias.

Desse total, nove gatos tomaram ao menos uma decisão durante o período de teste. De todas as 16 vezes em que sentaram em uma forma, oito vezes foi em cima de um quadrado, sete vezes do quadrado de Kanizsa e apenas uma vez no quadrado de Kanizsa que não formava a ilusão de uma forma quadrada.

A pesquisa chegou a conclusão, então, que os gatinhos também podem ser enganados pela ilusão de ótica. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp