BNews Pet

Pesquisadores identificam nova linhagem do coronavírus que pode passar de cachorros para humanos

Moshe Harosh por Pixabay
Patógeno não possui potencial para gerar uma pandemia, como a Covid-19  |   Bnews - Divulgação Moshe Harosh por Pixabay

Publicado em 24/05/2021, às 21h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um estudo publicado no Clinical Infectious Diseases mostrou que foi identificado um novo vírus da família do coronavírus em um grupo de oito pacientes internados com pneumonia na Malásia em 2018. O patógeno não possui, no entanto, o potencial para gerar uma pandemia, como a Covid-19.

Os pesquisadores explicaram que esse vírus, denominado de CCoV-HuPn-2018, deve ter passado de animais para humanos. Do total de pessoas que participaram do estudo, sete crianças que moravam na zona rural de Sarawak, na Ilha de Bornéu, e que tinham contatos recorrentes com animais selvagens e domésticos foram contaminadas. 

Ainda faltam etapas da pesquisa com testes epidemiológicos para confirmar a descoberta do novo vírus e as pessoas contaminadas já foram tratadas e se recuperam bem. 

O vírus foi detectado também em cães e gatos em 2018. As amostras do patógeno foram levadas para a professora Anastasia Vlasova, da Faculdade de Ciências Alimentares, Agrícolas e Ambientais (CFAES) da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, que começou a realizar pesquisas junto com o professor Gregory C. Gray, da Duke University School of Medicine, nos EUA, e Teck-Hock Toh, da Universidade SEGi, na Malásia.

Se o vírus for confirmado, ele será o primeiro tipo de coronavírus que passa de animais para humanos. Além da Covid-19, Sars-CoV-2, mais seis linhagens do vírus podem infectar humanos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp