BNews Pet

Nazaré, é você? Golfinho fêmea ‘rouba’ bebê baleia e o adota na Nova Zelândia

Far Out Ocean Research Collective / Facebook
Bnews - Divulgação Far Out Ocean Research Collective / Facebook

Publicado em 26/05/2021, às 13h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Casos de animais de uma espécie que adotam filhotes de outras é comum, como vacas que começam a cuidar de cachorrinhos, e cadelas que cuidam de gatinhos. No entanto, um caso diferente aconteceu na costa da Nova Zelândia.

Um golfinho fêmea foi flagrada por cientistas cuidando de um bebê baleia. Segundo os pesquisadores do coletivo Far Out Ocean Research, a dupla foi flagrada pelo menos duas vezes nadando juntas em um espaço de cinco semanas. A mamãe, que pode ter até 300 kg, realmente parece estar cuidando de seu bebê, que na fase adulta pesa até 2 toneladas.

Ao site neozelandês Stuff, a pesquisadora Jochen Zaeschmar afirmou que golfinhos não costumam adotar animais de espécies que podem ser maiores que eles na idade adulta. “É um pouco incomum adotar espécies que são maiores que eles. Nós realmente queremos encontrá-los novamente […] será bem interessante depois do inverno, quando o filhote tiver realmente crescido”.

Apesar de pesquisas na área, os cientistas ainda não sabem explicar os motivos pelos quais golfinhos adotam filhotes de outras espécies. As suspeitas dos pesquisadores é que os animais tomem atitudes como essa para suprir um possível extinto materno. “A mãe golfinho deve ter perdido seu próprio filho, então decidiu que queria ter um filhote e o roubou”, afirmou.

Para o azar da mamãe golfinho, sua baleia adotada deve reencontrar sua família em algumas semanas, já que os animais continuam habitando a mesma área em que nasceram. Outro fator que podem separá-los são os hábitos alimentares diferentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp