BNews Pet

Espanha registra primeiro caso de cachorro com variante britânica da covid-19

Christian Mueller/Shutterstock
Bnews - Divulgação Christian Mueller/Shutterstock

Publicado em 28/05/2021, às 04h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um cachorro da raça poodle, de 14 anos, foi identificado como portador do vírus após ser testado pelo Centro de Vigilância Sanitária Veterinária (VISAVET), na Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. Ele era assintomático. Os pesquisadores identificaram até 12 mutações genéticas do Coronavírus, entre elas nove continham características da variante do Reino Unido, conhecida como B117.

Sob o comando do Professor José Manuel Sánchez-Vizcaíno, os pesquisadores têm feito um estudo em larga escala sobre a prevalência da SARS-CoV2, que produz a covid-19, em animais domésticos de toda a Espanha.

As principais descobertas apontam que o vírus é menos comum em animais de estimação do que em humanos e quase sempre passado para um animal por seu tutor ou algum cuidador que esteja infectado. Cerca de 95% dos cães ou gatos estudados haviam sido infectados pelo contato com humanos e a maioria não desenvolveu nenhum dos sintomas.

Até o momento, os resultados indicam que cerca de 800 cães e gatos, quase 100 furões, 24 linces e uma marta selvagem foram testados como parte do estudo. Se um animal apresentar um teste positivo para a covid-19 com um teste PCR, os pesquisadores iniciam uma sequência de análises que lhes permitirão detectar a presença das diversas variantes do novo coronavírus.

Leia também
Cãolunista explica o porquê você não deve deixar seu cachorro sozinho durante as férias da família
STF mantém lei que proíbe uso de animais em teste de cosméticos
YouTuber é preso após prender cachorro a balões e soltá-lo no ar; veja vídeo

No Reino Unido, a variante B117 tem sido associada a cardiomiopatias, doenças do músculo cardíaco que afetam seu tamanho, forma e espessura. Surgiu após várias regiões da Rússia começaram a vacinar animais de estimação contra o Covid-19 em clínicas veterinárias.

O desenvolvimento foi relatado pela agência de notícias RIA, nesta quarta-feira (26), citando o cão de guarda de segurança agrícola russo. A Rússia declarou em março que havia registrado a primeira vacina para animais contra a covid-19 do mundo, chamada Carnivac-Cov.

Testes mostraram que a vacina gerou anticorpos contra o vírus em cães, gatos, raposas e martas. A Carnivac-Cov foi desenvolvida pelo Centro Federal de Saúde Animal, de acordo com a mídia russa. É a primeira e, até o momento, única vacina contra o coronavírus para animais no mundo, de acordo com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária, Konstantin Savenkov.

“Todos os animais vacinados testados desenvolveram anticorpos contra o coronavírus em todos os casos” alegou Konstantin. Os cães militares foram vacinados antes de sua aparição no desfile da Praça Vermelha, em 9 de maio, em celebração ao aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

As informações são do jornal britânico Mail Online e do periódico espanhol La Vanguardia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp