BNews Pet

Fogos de artifício podem causar intoxicação e complicações respiratórias em cães

Pixabay
O veterinário Fernando Oliveira afirma que a melhor prevenção seria o animal não estar próximo   |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 14/06/2021, às 19h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O médico veterinário Fernando Oliveira participou do BNews Agora, da Piatã FM, na noite desta segunda-feira (14). Durante o programa, o especialista falou sobre os perigos dos fogos de artifícios para os animais no período junino. 

“Os pets, principalmente os cães sofrem duplamente, primeiro com o barulho dos fogos que podem causar grandes danos e irreversíveis aos cães, e o outro problema é o cheiro, a combustão da pólvora, ele pode se intoxicar e ter uma complicação respiratória” disse. 

Sobre a fumaça, tanto das fogueiras como dos fogos, o veterinário afirma que a melhor prevenção seria o animal não estar próximo. “O olfato canino é muito mais aguçado, ele consegue sentir aquele cheiro muito mais forte e pode levar a uma intoxicação”.

Para quem mora em apartamento, o especialista diz que o cuidado deve ser redobrado. “Quem mora em apartamento é muito comum acidente principalmente com felinos, em apartamentos não selados eles podem se jogar com o barulho muito forte. Alí ocorre uma descarga de adrenalina e ele sai sem enxergar o que tem pela frente. Se a pessoa mora no apartamento e a fumaça está entrando, é bom levar o cão pra outro cômodo e se tiver um ventilador facilita a circulação do ar”.

Os cuidados não se restringem apenas a cães e gatos, mas também as aves. “Hoje uma das aves que mais se tem dentro de casa é a calopsita, e é uma das aves que ao mesmo tempo que é dócil ela é super assustada, até em ligar a luz ela pode se assustar, sair se batendo, o próprio estampido pode causar isso. Nesse período o ideal é colocar dentro de uma gaiola, cobrir com um lençol, colocar dentro do banheiro e apagar a luz”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp