BNews Pet

Animais podem festejar aniversário com direito a bolos e brigadeiros de confeitaria para pets em Salvador

Arquivo pessoal
Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 15/06/2021, às 11h28   Laiz Menezes


FacebookTwitterWhatsApp

Considerada uma arte, a confeitaria leva prazer através de doces para os seres humanos desde o último século antes de Cristo, quando o filósofo Cícero descreveu ter provado algo que lembrava um cannoli dos dias atuais: “Deliciosos tubinhos de massa de farinha, muito doces, recheados com leite”. Mas, a arte de fazer docinhos para animais é considerada nova, principalmente, em Salvador. Por isso, quando a VetChef surgiu, em 2019, foi uma novidade e fez muito sucesso na capital baiana. 

A médica veterinária Dijara Santos, moradora do bairro Vila Laura e dona da confeitaria para pets VetChef, conta ao BNews que empresa surgiu com o objetivo de oferecer aos tutores a possibilidade de festejar o aniversário do seu animalzinho de estimação em grande estilo. “Com produtos artesanais, que não oferecem risco à saúde do animal e, claro, respeitam a particularidade de cada um”, explicou. 

“Nossas receitas são autorais, criadas por mim. A VetChef é uma empresa apta para produzir petiscos para cães e gatos com diversos problemas de saúde, como cardiopatas, hepatopatas, atópicos, pacientes oncológicos, entre outros”, afirmou a médica veterinária. 

A VetChef, segundo Dijaraé uma oportunidade para Dijara compartilhar seu conhecimento com os tutores de pets. Depois, a profissional ainda elaborou um curso para ensinar mulheres a empreender no ramo da confeitaria para animais de estimação. 

“Abrir não só a minha porta, mas criar um ciclo e abrir a porta para outras mulheres também. Nunca tive habilidade na cozinha, mas se eu posso, todo mundo pode”, declarou. 

A confeitaria, no entanto, surgiu por acaso. Dijara conta que só percebeu que podia atuar nesse ramo quando uma empresa contratada para fazer o bolo de uma festa de pet não conseguiu entregar a demanda e ela precisou assumir o lugar. 

“Eu fazia o evento e eles encomendaram um bolo, mas a pessoa não conseguiu fazer e eu dei o meu jeito. Foi um sucesso, todo mundo gostou, então eu vi oportunidade para usar isso como uma forma de empreender no mercado”, conta. 

Durante a pandemia, Dijara afirmou que as vendas aumentaram bastante. “Minha demanda é alta, mas tenho um limite por semana para não pegar muitas coisas além do que consigo fazer. O cliente me diz o tema que quer, faço o projeto para ele aprovar e depois eu executo”. 

Como são feitos os alimentos?
A profissional explica que prepara os alimentos com base na fisiologia digestiva do cachorro e do gato, buscando entender o que pode ou não colocar no petisco. “Todas as comidas são feitas com proteína animal, visto que esses pets são carnívoros. Pegamos como molde uma receita humana e adaptamos”, disse a médica à entrevista. 

Dijara não trabalha com glúten e lactose e a farinha de trigo é substituída pela de aveia. O cachorro não pode comer chocolate, por exemplo, mas existe o alfarroba, que tem a mesma cor e nós utilizamos para fazer o brigadeiro. Não fica muito palatável e, por isso, nós colocamos fígado e mel. A textura fica bem parecida com a de um brigadeiro humano”, explica a confeiteira.

A médica veterinária vai lançar um ebook, no final deste mês de junho, com receitas para que o tutor possa comer os petiscos com o seu pet. Ela explica que muitas vezes o dono quer comer a comida com o animal mesmo não sendo palatável para ele. O documento vai custar cerca de R$ 9,90 e será disponibilizado em inglês, português e francês. 

“Fiz uns ajustes nas receitas para ficar bom pros dois. Vamos lançar esse ebook para criar essa experiência gastronômica, fortalecendo vínculos entre o pet e o tutor através de uma alimentação saudável e natural. Às vezes o próprio tutor dá algo que ele come para o cachorro e isso pode fazer mal. O bichinho não pode comer chocolate, produtos acebolados, cebola e alho, por exemplo”, argumenta. 

“Esses alimentos da VetChef são muito importantes porque são naturais, sem conservantes e não afetam a saúde do seu pet. Muitos produtos industrializados possuem substâncias que fazem mal ao animalzinho”, concluiu.  

A empresa não tem um ponto fixo e funciona somente por delivery. Você pode encomendar doces e salgados para seu pet através do Instagram VetChef. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp