BNews Pet

Polícia resgata cachorro castrado irregularmente por universitários dentro de uma república

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/06/2021, às 12h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Policiais militares resgataram um cachorro que foi castrado por estudante de Medicina Veterinária dentro de uma república, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira (14).

Segundo a polícia, foi recebida uma denúncia de que o proprietário de um cão estaria postando vídeos nas redes sociais que mostravam o animal sendo mutilado. No local indicado, no Jardim Vale do Sol, a equipe constatou que se tratava de uma república de estudantes e que os autores dos vídeos não estavam na residência.

Nas imagens obtidas pelo G1, é possível ver o cachorro em dois momentos. O primeiro, antes de ser sedado. A pessoa fala: "Últimos momentos do cachorro branco estar feliz. Preparando o centro cirúrgico". Ao fundo, é possível ver uma mesa e alguns materiais e ouvir a pessoa rindo.

Já na mesa, a mesma voz relata que nunca viu o cachorro tão "quietinho". "O que aconteceu? Você não tem mais o controle do seu corpo? Você está drogado? O que foi?", fala a pessoa enquanto ri novamente.

Os policiais localizaram dois cães no quintal, sendo um deles de cor branca, raça labrador, aparentando estar sedado e com dificuldade de locomoção e com uma sutura próximo ao órgão genital, aparentando ter sofrido castração.

“Foi localizada também a mesa em que foi feito o procedimento cirúrgico, bem como os materiais utilizados como luvas cirúrgicas, gazes sujas de sangue, embalagens com agulhas, fio de sutura, seringas e em uma lata de lixo estava o testículo do animal”, explicou a Polícia Ambiental.

A corporação afirmou também que um médico veterinário foi até o local e “atestou que o animal passou pelo procedimento de castração”. O profissional é membro do Conselho Municipal de Proteção Animal e presidente do grupo de proteção animal “Beco da Esperança”, e está responsável pelo cão até sua total recuperação. A ocorrência foi apresentada da Delegacia Seccional de Presidente Prudente.

A Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que oferece o curso de medicina veterinária, em Prudente, repudiou o ato e disse que já identificou os alunos envolvidos. 

"Temos, inclusive Comitês de Ética que regulam todo tratamento com animais na universidade. mesmo que tal fato tenha ocorrido fora do ambiental acadêmico, se comprovado ato ou crime, os estudantes estarão sujeitos às penalidades da lei e do regimento geral da instituição, publicou em suas redes sociais.

Desde o momento que a universidade foi informada sobre o caso, gestores da instituição juntamente com os departamentos jurídico e de segurança estão em contato com as autoridades policiais e, neste momento, realizam uma reunião interna para definir as medidas cabíveis com relação aos estudantes identificados.

Classificação Indicativa: 10 anos

FacebookTwitterWhatsApp