BNews Pet

Entenda por que o seu cachorro não pode comer apenas uma vez por dia

Thinkstock
Bnews - Divulgação Thinkstock

Publicado em 08/07/2021, às 11h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Comer de três em três horas? Comida vegana? Somente ração? Afinal, qual a rotina de alimentação ideal para o bem-estar do cachorro? Segundo a médica-veterinária, Renata Del Bianco, a quantidade de vezes que o nosso amigo de quatro patas deve comer por dia varia de acordo com seu porte, raça e depende ainda do seu nível de atividade. 

A especialista explica que o filhote precisa ser alimentado pelo menos três vezes ao dia porque está em fase de crescimento. Já um animal adulto, a veterinária recomenda que seja alimentado de duas até três vezes ao dia. E, independentemente da idade do animal, Renata destaca que ele nunca deve ser alimentado uma única vez ao dia.

“Se optar por alimentação natural, deve-se passar pela avaliação de um nutricionista que vai montar o plano alimentar dele. Nunca devemos alimentar uma vez ao dia. Porque o animal come afoito, ele está morrendo de fome, engole ar, e logo após o alimento ele faz ingestão de água. Isso faz com que a gente tenha uma dilatação gástrica e o risco é que esse estômago rotacione, provocando um problema patológico que necessita intervenção cirúrgica. Você não tem indicação veterinária para alimentação de um dia”, detalha.

Ainda de acordo com a médica-veterinária, há uma vasta lista de doenças que podem ser provocadas por causa de uma alimentação inadequada. Entre elas está a obesidade, causada pelo excesso de comida e falta de exercício, provocando problemas articulares no animal. O pet também pode sofrer com um quadro de dermatite alérgica alimentar, alergia a determinada proteína oferecida na base da ração ou como alimento normal. Além disso, corantes de guloseimas provocam coceira, descamação de pele, queda do pelo e ferimentos.

Eles também podem desenvolver uma doença celíaca, inflamação do intestino, sofrem com diarreia ou prisão de ventre, irritabilidade da pele e vômito. Os cães também podem sofrer com gastrite, que é a inflamação da mucosa gástrica, ocasionado dor abdominal, vômito e falta de apetite. Outra doença é a diabete adquirida, quando há aumento da insulina no organismo do cachorro, provocando magreza, excesso de ingestão de água e de micção urinária.

Confira abaixo uma lista de alimentos que podem entrar no cardápio dos nossos cães
Alimentos proibidos - Chocolate é pode causar intoxicação alimentar com diarreia e vômito; Uva passa pode causar problemas renais; Leite deve ser dado ao animal somente na fase da amamentação. Na fase adulta pode provocar alergia, vômito, diarreia e outros problemas gastrointestinais; Condimentos em geral (alho, cebola, sal e etc), erroneamente, as pessoas oferecem comida caseira com estes condimentos e que podem provocar, aumento de pressão, gases, desconforto abdominal, diarreia, vômito e alergia. Bebida alcoólica também deve ficar de fora do potinho dos animais, pois podem levar a intoxicação e caso o quadro agrave, o cachorro pode morrer.

Alimentos permitidos: Abóbora, chuchu, cenoura, banana, maçã, brócolis, beterraba, carne moída sem tempero e bem cozida, melancia e outros. Estes alimentos podem ser oferecidos como petiscos ou como alimentação natural (nova modalidade), o animal não come mais ração e passa por um acompanhamento nutricional balanceado. Estes alimentos são ricos em vitaminas principalmente B, C D, fibras, magnésio, fósforo, substâncias indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

Importante lembrar: Antes de adotar uma forma de alimentar seu animalzinho, consulte um especialista veterinário para que seu pet fique feliz e bem nutrido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp