BNews Pet

Entenda por que gatos gostam de amassar superfícies com as patas

Getty Images
Se esse não é um padrão de comportamento do seu animal de estimação, existem fortes indícios de que ele esteja se sentindo estressado.  |   Bnews - Divulgação Getty Images

Publicado em 02/08/2021, às 09h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cientistas que estudam o comportamento dos gatos acreditam que a ação do gato em apalpar o local em que vai deitar com as patas dianteiras antes de se acomodar é um sinal de relaxamento do animal. Os especialistas chamam de “amassar”. A informação é da Revista Galileu.

Amassar quando filhotinho

Se você estiver perto de um gatinho recém-nascido, verá que ele começa a amassar logo depois do nascimento. O filhote amassa o abdômen da mãe para indicar que está com fome e pronto para mamar. Ao mesmo tempo, ele ronrona — som que surge com várias vibrações de certos músculos da garganta. Ronronar é um sinal de atenção.

Preparado para relaxar

Amassar parece ser mais comum em alguns gatos do que em outros. Se o seu gato não amassa, isso pode significar que ele está um pouco estressado ou só não demonstra relaxamento ou afeto dessa maneira.

Muitos gatos, porém, continuam amassando até a idade adulta. É seguro afirmar que quando está amassando, o gato se sente calmo, contente e pronto para deitar, assim como um filhote que se prepara para mamar e dormir.

Leia também
Conheça os cães do Corpo de Bombeiros que são especialistas em localizar desaparecidos na Bahia
Vó tricota redes de descanso para gatinha e cachorrinho da família; veja vídeo

Amassar também pode ser uma forma de comunicação entre os gatos e seus donos. Se você convive com cães, sabe que a maioria é bastante óbvia em fazer com que os humanos percebam se querem algo ou quando gostam de alguém. Porém os são muito mais sutis em sua forma de dizer a uma pessoa “eu gosto de você”. Amassar é uma dessas pistas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp