BNews Pet

Entenda por que seu gato não gosta quando mistura ração velha com a nova

Pixabay
É importante sempre seguir as instruções que vem na embalagem sobre a quantidade de ração que deve dar ao seu pet  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 23/09/2021, às 18h57   Laiz Menezes


FacebookTwitterWhatsApp

Se você é tutor de gato, com certeza já percebeu que o seu pet tem um paladar bem exigente quando comparado aos cães, por exemplo. Os bichanos não gostam de comer a ração velha que fica no pote e, mesmo tentando realizar o truque de misturar o alimento novo com o velho, os gatinhos acabam percebendo a “armadilha” e optam por não comer. 

Miucha Furtado, médica-veterinária da Clínica e Hospital 24 horas AMA Pets, explica que os gatinhos optam por não comer a comida velha porque eles precisam sentir a crocância da ração. “O bom e velho "crot crot" na hora de mastigar. Por isso que eles preferem sempre ração fresca. A ração mantida no pote perde essa crocância quando exposta por muito tempo”, disse a especialista ao BNews

Leia também:
>> Conheça quais são as plantas tóxicas e seguras para seu pet
>> Você sabe o que é catnip? Saiba como usar e quais os benefícios da erva do gato
>> Seu cachorro está comendo grama? Conheça os motivos desse comportamento

Para evitar desperdício de comida, é importante sempre seguir as instruções que vem na embalagem sobre a quantidade de ração que deve dar ao seu pet. A médica veterinária ressalta, no entanto, que o gato gosta de beliscar e, por isso, a comida deve ser dada de forma fracionada. 

Ração úmida 

De acordo com Miucha, toda ração tem sua função e seu porquê de existir, por isso que o tutor não pode trocar a ração seca pela úmida. “A ração úmida deve ser ofertada uma vez ao dia, enquanto a seca fica em potes disponíveis em quantidades iguais e pequenas várias vezes ao dia para que o gato possa beliscar”, destacou a médica. 

Miucha afirma que a ração úmida ou pastosa deve ser oferecida obrigatoriamente para aqueles gatinhos que não gostem de beber água. Esse tipo de comida permitirá que o aporte hídrico do felino aumente. 

É válido ressaltar que se o seu gato negar recorrentemente a comida, mesmo depois de você ter trocado por uma ração nova, é importante levá-lo para consulta com um médico veterinário.

Leia mais em BNews Pet:

>> Seu cachorro está comendo grama? Conheça os motivos desse comportamento
>> Especialista explica como cuidar de filhotes de gato que estão sem a mãe
>> Aprenda a identificar os sinais que apontam um gato estressado e como ajudá-lo

>> Você sabe por que o seu cachorro fica com a língua para fora?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp