Polícia

Com agentes penitenciários em greve, detento foge do Complexo da Mata Escura

Publicado em 01/06/2015, às 11h39   Tiago Di Araujo (twitter: @tiagodiaraujo)



Um detento fugiu do presídio da Mata Escura, em Salvador. A fuga de Igor Castro, preso por tráfico de drogas, foi identificada na manhã do último sábado (30), durante a conferência dos presos. De acordo com o coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Réivon Pimentel, o horário da fuga não tem como precisar, mas acredita-se que tenha sido durante a madrugada. 
Para o coordenador, a fuga foi por conta da greve dos agentes penitenciários, que faz com que apenas 30% do efetivo atue nas unidades de todo o Estado. "O confere não estava sendo feito por causa da falta de efetivo e a orientação do sindicato foi que os presos não ficassem no pátio. Além disso, orientamos que as passarelas fossem reforçadas, mas nada disso foi feito", explicou. 
Durante a conferência, os agentes frustraram a fuga de outros 30 detentos que estavam na cela F7, a mais próxima do local da fuga. "A cela tem oito presos e lá estavam 30, ou seja, 22 de outras celas, com cordas, já prontos para fugir também", contou ao revelar que o detento Igor fugiu utilizando uma corda. "Ele escalou o muro com um corda 'teresa'. E também foi identificado que o arame que fica em cima do muro estava cortado", detalhou. 
O representante dos agentes penitenciários ressalta que a ausência de policiais militares nas guaritas do presídio também facilitou a fuga. "Se tivesse PM na guarita, com certeza, impediria que o preso fugisse", disse ao afirmar que 70% das guaritas da unidade estão sem policiais. "Vale ressaltar que a responsabilidade pelas guaritas e pelo perímetro, é da Polícia Militar, que também não tem efetivo suficiente na unidade". 
Com greve mantida por tempo indeterminado, adotada desde a última quarta-feira (27), o coordenador afirmou que o secretário Nestor Duarte, titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), não tem interesse em negociar com a categoria. "Ele (Nestor Duarte) não compareceu em nenhuma das reuniões que tivemos, sendo representado por outra pessoa. Apelamos para que o governador Rui Costa, interceda nas negociações para ajudar a categoria", sugeriu Pimentel ao informar que uma nova reunião ainda não tem data para acontecer. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp