Polícia

Existe a necessidade de mudança, diz Barbosa sobre a redução da maioridade penal

Publicado em 09/07/2015, às 09h53   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, acredita que o debate em prol da aprovação Redução da Maioridade Penal é um pleito de toda a sociedade, que expressa uma necessidade de mudança na legislação.

"Eu acredito que vamos sair muito melhor do que entramos nessa discussão, porque se a discussão surgiu é porque de fato a sociedade pede que alguma coisa seja mudada, isso é fato. Do que vai ser de agora em diante, só o parlamento vai escolher. Se os jovens vão ser colocados juntos com outras pessoas, se eles vão cumprir pena, ou medida socioeducativa, não vou entrar nesse mérito. Não vou desconsiderar é que existe a necessidade de mudança", disse em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (9).

Ainda de acordo com o titular da pasta, existe também um clamor popular para que "as pessoas se responsabilizem por seus atos, na medida de sua capacidade intelectual".

Em sua opinião, Barbosa considera injusto que um adolescente de 17 anos, prestes a completar a maioridade, não possa assumir seus atos. "Qual a propensão deste indivíduo voltar a delinquir depois de três anos? Isto precisa ser considerado pelo nosso sistema jurídico", frisou.

Apesar de defender mudanças, o secretário não concorda que os jovens, considerando a possibilidade de reabilitação, sejam colocados ao lado de condenados mais velhos e recebam acompanhamento educacional. Maurício Brabosa também rechaçou o argumento dos contrários à medida.

"Usar estatística, na opinião, que o percentual de crimes cometidos pelos adolescentes é infinitamente menor do que os cometidos pelos adultos...; lógico, nós estamos comparando aqui dos 12 aos 18, e dos 18 aos 120 anos. Como você vai explicar para uma família que teve um ente assassinado, estuprado, de que aquele percentual de crime não justifica a aplicação de uma medida jurídica", indagou.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp