Polícia

Após morte de traficante na Santa Mônica, aliado promete atacar PM; ouça

Publicado em 17/08/2015, às 12h38   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp

Desde a morte do traficante Wellington Silva Fernandes, conhecido como “Piloto”, no último sábado (17), o clima é de tensão no bairro de Santa Mônica, em Salvador. “Piloto” morreu durante uma ação da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (Liberdade) na localidade. Em conversa com a reportagem do Bocão News no dia do ocorrido, policiais da 37ª CIPM afirmaram que a guarnição foi recebida a tiros por três homens em um Palio de cor prata. Além de Piloto, também morreu em confronto com a polícia Ronaldo Barreto dos Santos. Os dois chegaram a ser socorridos ao Hospital Ernesto Simões Filho, localizado no bairro do Pau Miúdo, mas chegaram mortos. Já Jerferson Ribeiro de Oliveira acabou preso e está no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Ainda segundo a polícia, Piloto era um dos líderes do tráfico de drogas na região, e sob ele pesava também a autoria de diversos homicídios. Após a morte dos criminosos, na noite do mesmo dia, um ônibus que fazia linha Pero Vaz x Itaigara foi esvaziado por comparsas dos bandidos. Os passageiros desceram do coletivo e motorista foi obrigado a colocar o veículo atravessado na via. Os bandidos ainda tentaram atear fogo ao coletivo, mas não tiveram sucesso. Além disso, por medo de mais retaliações, donos de lojas deixaram seus estabelecimentos fechados, e a tradicional Feira do Japão também não funcionou. A rotina só voltou ao normal com a presença da polícia na comunidade. 
A reportagem do Bocão News teve acesso a um áudio que teria sido gravado por um traficante conhecido como “Coruja”, um dos aliados de “Piloto”, compartilhado pelo aplicativo WhatsApp. Na mensagem, o suspeito pede para os comerciantes não abrirem os estabelecimentos. “Nós não taí (sic) para tocar terror em ninguém, oprimir comerciante. Fazer nada em ninguém. Principalmente as pessoas de bem que não têm nada a ver com isso. Mas eu peço a vocês pelo menos ai (sic), as pessoas da Caixa D’água, Sieiro, Lapinha, Soledade, Feira do Japão, tá (sic) entendendo? Que pelo menos espere só enterrar o menino ‘Piloto’. Tá (sic) entendendo? Você abrir seu comércio. Ninguém, vai sofrer represália, vai sofrer nada, tá (sic) entendendo? Vocês não têm nada a ver com isso. Se ele sempre lutou pela paz do comerciante, sempre lutou para não ver comerciante sendo oprimido. Porque vocês sabem quem é. Porque vocês viviam oprimidos, acuados. Pagando propina para um bocado de pilantra, que não faz nada pela comunidade. Então, deixa só enterrar aí (sic), que vocês vai (sic) poder abrir o estabelecimento de vocês na boa. Não vai ser tocado fogo em nada”, diz.
Ainda em sua mensagem, o suspeito, promete retaliação aos policiais, a quem se refere como “alemão”. “Só não vai ser a mesma coisa, então que o vier falar que nós tá (sic) oprimindo a comunidade, os comerciantes, é mentira. Então se vocês tiver (sic) um pouco de consideração, um pouco de sentimento, segura a onda aí (sic), que nós cá vai (sic) agradecer grandão (sic). Nosso problema nós sabe (sic) com quem é. Então pronto. Vá me desculpando qualquer coisa. A gente vai vivendo. Oh, e você aí (sic), que tá (sic) se gloriando pela morte do menino aí (sic), pode se gloriar. Mas a família é grande e muito grande. Pra acabar vai dar trabalho, vu (sic)? Não tenta não, alemão, porque vai passar mal. E não vai ser mais com amor não, vai ser com ódio, cheio de demônio, viu?”. 
Ao Bocão News, a Polícia Militar informou por meio de nota que “o policiamento segue reforçado na manhã desta segunda-feira (17) na Liberdade e bairros adjacentes, com o apoio de especializadas como o Águia, Garra, a Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Rondesp e o Grupamento Aéreo (Graer), além do efetivo da 37ª CIPM/ Liberdade”.
Sobre a ameaça feita a policiais e agentes penitenciários, a PM informou que “criminosos têm disseminado boatos através do aplicativo WhatsApp para assustar a população, mas a Polícia Militar garante a segurança e a tranquilidade com a presença ostensiva de guarnições no local”. 
A Polícia Militar acrescenta ainda que a 37ª CIPM trabalha com a aproximação da comunidade e comerciantes na intensificação do policiamento, principalmente nas regiões do Cieiro, Avenida Peixe, Pero Vaz, Lima e Silva, Lapinha e Soledade. A PM encerra salientando que "o comércio e o fluxo de ônibus estão funcionando no local, onde o reforço do policiamento será mantido para garantir a tranquilidade da comunidade até quando for preciso".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp