Polícia

Ludoteca oferece tratamento psicológico a crianças vítimas de abuso sexual

Publicado em 21/08/2015, às 19h37   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Abuso sexual de crianças, um crime hediondo que pode deixar marcas profundas nas vítimas. Para ajudá-las a diminuir ou até mesmo superar os traumas causados por este tipo de crime, uma ludoteca foi montada no Complexo do Departamento de Polícia Técnica (DPT), no térreo do Instituto Médico-Legal Nina Rodrigues, na Avenida Centenário, em Salvador. O espaço está em funcionamento desde a última sexta-feira (13).

Equipada com carrinhos, bonecas, fantoches, jogos, entre outros brinquedos, a ludoteca foi viabilizada através de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) – por meio do Serviço de Atenção a Pessoas em Situação de Violação Sexual (Viver) – e o Instituto Sabin. Além de tratamento psicológico, quem procura o Viver recebe assistência jurídica, social e médica.

Conforme Catiana Moura, uma das psicólogas do Viver que atuam na ludoteca no Nina Rodrigues, cerca de 30 crianças vítimas de abuso sexual já passaram pela unidade. A maioria das crianças atendidas tem entre três e nove anos e são do sexo feminino. Já os meninos, a maioria tem entre cinco e sete anos. Catiana relatou ainda que as estatísticas apontam que a maioria dos acusados são familiares ou amigos da família. "Geralmente são pais, tios, padrastos, avós e vizinhos.".

Outras ludotecas

A capital baiana dispõe de outras três ludotecas, que oferecem atendimento gratuito. Elas estão localizadas no Hospital Martagão Gesteira, na Segunda Vara da Violência Doméstica e Familiar do Fórum Regional do Imbuí, no Serviço de Apoio e Orientação Familiar do Tribunal de Justiça da Bahia, e na Rua Dr. Almeida, s/nº, Praça Sol de Periperi.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp