Polícia

Aplicativo CITTAMOBI ganha botão que informa assaltos em ônibus

Publicado em 08/09/2015, às 10h21   Rodrigo Daniel Silva (@rodansilva)


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador lançou, na manhã desta terça-feira (8), a nova versão do aplicativo CITTAMOBI, que já tem 370 mil usuários. De acordo com o órgão, a versão 4.0 do app visa facilitar a comunicação do usuário com o Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora o sistema de transporte público em tempo real. 
Ainda conforme a prefeitura, a principal novidade do recurso é o botão de “Incidente Grave”, conhecido como "Botão do Pânico", através do qual o usuário alerta o CCO situações de emergência, como assaltos ou outros tipos de violência dentro do coletivo. O aplicativo também permite a população informar diversas ocorrências no coletivo, como desvio de itinerário, ônibus que não parou no ponto, limpeza do veículo, avaliação dos motoristas, entre outros.
O aplicativo possibilita ainda ao passageiro o poder de acompanhar a duração de sua viagem após embarcar no ônibus e ligar um alerta que irá despertar quando ele chegar próximo da parada informada no aplicativo. O prefeito ACM Neto (DEM) disse que o aplicativo, que já tem dois meses, veio pra ficar. Para o gestor municipal, a expectativa é que o número de usuários cresça, uma vez que Salvador tem 1,3 milhão pessoas que usam o transporte público.
"O CITTAMOBI permite que o usuário se comunique com a Prefeitura, melhorando a qualidade da informação que temos. Temos na pratica 370 mil fiscais em toda cidade", afirmou Neto. "Não vamos chamar de botão do pânico porque a gente prefere que não tenha pânico", acrescentou, ressaltando que um equipe específica ficará responsável por monitora as denúncias de incidentes.
ACM Neto fez um apelo para que a população não use o aplicativo para fazer "trote". "Isso aqui não foi feito para brincadeira, mas pra coisa séria", destacou. Para ter acesso a essa ferramenta, o usuário deverá atualizar o App e se cadastrar informando e-mail e CPF.
Leia mais:
Neto convida SSP para ter assento no centro que monitora assaltos a ônibus

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp