Polícia

Polícia Civil cria novo Centro de Inteligência na Central de Flagrantes

Publicado em 21/10/2015, às 19h31   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A Polícia Civil colocou em operação o Centro de Inteligência e Tomada de Decisões Táticas (Cidata), que passou a reunir, desde o dia 1º de outubro, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na Avenida Paralela, os serviço do Plantão Central da PC, até, então, instalado na Central de Flagrantes, no Iguatemi, e de assessoramento de inteligência policial.
Composto por dois delegados, um escrivão e um investigador, em regime de plantão de 12 horas, de segunda a sexta durante à noite, e de 24 horas, nos feriados e fins de semana, a equipe do Cidata passa a integrar a equipe que reúne diariamente os órgãos do sistema de defesa social: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Prefeitura de Salvador.
O Cidata responde diretamente ao gabinete do delegado-geral Bernardino Brito, que entende sua criação como forma de fortalecer o trabalho do delegado no quesito ação judiciária. A equipe estará num ambiente que possibilita, em tempo real, uma visão macro de Salvador, das mais de 300 câmeras distribuídas pela cidade. "Os delegados têm poder de decisão e, num trabalho conjunto com outras forças de defesa da sociedade, será possível tomá-las de forma mais rápida e segura",
apostou Bernardino.
A equipe do Cidata vai atuar junto aos CICC realizando a coordenação tática e operacional das ações da Polícia Civil. Em situações envolvendo reféns, pessoas custodiadas em unidades policiais e crimes contra instituições financeiras, por exemplo, a coordenação adota rapidamente as medidas iniciais para sua contenção, como determinação de isolamento de perímetro, deslocamento do efetivo das unidades próximas para o local, acionamento dos grupos táticos e o contato com outros órgãos pertencentes ao sistema de defesa.
"O objetivo é aproximar os profissionais responsáveis por decisão ao time de assessoramento especializado, num ambiente dotado de recursos tecnológicos. O Cidata otimiza a adoção das medidas de polícia judiciária nas situações mais diversas e o trabalho de inteligência contribui efetivamente para isto", garantiu o delegado-geral. Conforme nota da Polícia Civil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp