Polícia

Secretário confirma caso de meningite no Conjunto Penal Feminino

Imagem Secretário confirma caso de meningite no Conjunto Penal Feminino
Mas desconhecia fato de que as presas da 9ª DP estariam com suspeita da doença  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/05/2011, às 12h52   João Kalil


FacebookTwitterWhatsApp

Em entrevista exclusiva ao Bocão News, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, confirmou que a presa Jucicleide Maria dos Santos Cruz, interna da galeria “B” do Conjunto Penal Feminino, localizado no Complexo da Mata Escura, contraiu o vírus da meningite.


Mas, ao ser perguntado sobre a transferência das presas da 9ª delegacia, na Boca do Rio, com suspeita da doença, para o Conjunto Penal, o secretário disse desconhecer o fato. “Não estava sabendo dessa informação”, confessou Duarte, confirmando apenas o caso da interna.
Segundo o secretário, a doença foi constatada no último dia 24, sendo a presa encaminhada para o Hospital Couto Maia, na Cidade Baixa, onde se encontra em observação. Ainda de acordo com Duarte, após confirmação do caso, a secretaria adotou todas as medidas, isolando a galeria da interna, imunizando as outras presas e suspendendo as visitas de familiares.
Contudo, para o coordenador geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia, Roquildes Ramos, estas medidas não são suficientes para conter a proliferação da doença dentro do Conjunto Penal. “As galerias A, C, D, E e F também deveriam ser isoladas, mas não foram e, com isso, há um receio de que haja contaminação de meningite entre os agentes penitenciários e internos”, revelou Ramos.
O sindicalista alerta ainda sobre a superlotação e o temor de funcionários e internas após a transferência das 32 presas que estavam custodiadas na 9ª Delegacia para o Conjunto Penal Feminino. “Com a transferência, o número de internas subiu para 166. A capacidade da unidade é de 96 vagas. Isso pode trazer graves consequências, como uma rebelião, por exemplo,” concluiu Roquildes Ramos.

Além disso, outro fato que chama bastante atenção é o temor de um surto de meningite no bairro da Boca do Rio, onde é localizada a 9ª Delegacia. Já há relatos de moradores que evitam procurar a unidade com medo da doença e até mesmo de agentes da Polícia Civil que têm evitado ir ao trabalho por conta do receio da contaminação.

* Matéria originalmente postada no dia 27/05/2011, às 16h

Foto: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp