Polícia

Sequestradores de cabeleireira do Costa Azul pegam até 15 anos de prisão

Publicado em 17/02/2016, às 17h09   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Noventa e oito anos e quatro meses de prisão. Esta é a soma das penas de nove dos 12 envolvidos no sequestro da cabeleireira e empresária Arlethe Silva Patez. A sentença, decretada em 3 de fevereiro pelo juiz Ricardo Schimith, titular da 12ª Vara Criminal, é resultado do minucioso trabalho de investigação da Polícia Civil que, por meio do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), continua as buscas para localizar os três últimos sequestradores.

Entre os condenados já presos, a maior pena individual é de 13 anos e seis meses e foi dada a Andresson Lopes Oliveira, o Gordo, que, na estrutura da quadrilha, foi o responsável pelo levantamento da rotina da vítima. Marido de uma funcionária do salão de beleza de Arlethe, Gordo é quem indicou a mulher para os comparsas e municiou a quadrilha com informações até o dia do sequestro, deflagrado no dia 22 de julho de 2015, quando ela saía do trabalho, no bairro Costa Azul.

A menor pena foi a de Filipe Assis Lima, de quatro anos e oito meses. Ele ajudou o soldado PM Solemar Alves Campos, lotado na 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a roubar o veículo Gol utilizado no dia do sequestro da empresaria e que a levou até o local do cativeiro, na cidade de Wenceslau Guimarães. O policial militar, por sua vez, teve a segunda maior pena, entre os envolvidos presos: 13 anos. O seu papel era intervir, se utilizando do fato de ser policial, caso o carro fosse parado em alguma blitz.

Assim como o PM, os sequestradores Romildo de Jesus Oliveira, o Binho, e Edicléia Silva Santos foram condenados a 13 anos de prisão também. Já os outros integrantes da quadrilha, Manoel Candido da Paz, o Pastor, José Evandro de Oliveira Santos, o Vando, Inael Moura de Jesus, o Beibe, e João Santos Souza ganharam, respectivamente, as condenações de oito, 10, 11 e 12 anos de prisão.

PROCURADOS

O delegado Cleandro Pimenta, que lidera o grupo antissequestro do departamento e esteve à frente das investigações neste caso, enalteceu o trabalho integrado pela Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário e que resultou num julgamento célere e eficaz, condenando os criminosos, num prazo de apenas seis meses. O delegado destacou ainda o trabalho da promotora Guacira Vasconcelos, que pediu a condenação dos réus.

Segundo Pimenta, entre os foragidos, o principal alvo é o traficante Manoel Rafael Bispo de Jesus, o Jorge Bocão, que atua em Valença, e é apontado como um dos líderes da quadrilha e mentor do sequestro. Ele já foi condenado a 15 anos de prisão por este crime.  O delegado acrescenta que o casal Edson Teixeira dos Santos Júnior e a mulher Vanusa Resende Brito também são procurados. Os três têm mandado de prisão preventiva em aberto.  Conforme nota da Ascom / Polícia Civil.

O caso foi noticiado passo a passo pelo BocãoNews. Acompanhe:

Preso em Valença mais um sequestrador da cabeleireira do Costa Azul

Ex-pastor e mais 11 pessoas sequestraram cabeleireira no Costa Azul

Suspeito de sequestrar cabeleireira diz que foi contratado para vigiar vítima

PM acusado de sequestrar cabeleireira recebeu ajuda de marido de funcionária

Cabeleireira sequestrada no Costa Azul é libertada após 12 dias de cativeiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp