Polícia

Pedidos de transferências em presídios apontam guerra entre facções do Rio e SP

Publicado em 17/10/2016, às 09h56   Redação Bocão News



Em dez dias, pelo menos 70 presos paulistas que cumpriam pena em unidades prisionais controladas por um grupo criminoso carioca pediram transferência para outros presídios. As solicitações chamaram a atenção da Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que apuram se os dois maiores grupos criminosos do Rio de Janeiro e São Paulo romperam um acordo e declararam guerra. As transferências seriam por medo de possíveis retaliações.
O racha, segundo o jornal Extra, visa o controle da distribuição de cocaína oriunda da Bolívia e da Colômbia, e da maconha que chega pela fronteira com o Paraguai. A facção do Rio, liderada por Márcio Nepomuceno da Costa, o "Marcinho VP", e Luiz Fernando da Costa, o "Fernandinho Beira-Mar", ganhou apoio de traficantes paraguaios para atuar nas fronteiras, após a morte de Jorge Raffat, o "Rei da Fronteira", morto em junho com mais de 200 tiros de metralhadora ponto 50. 
Ainda segundo o jornal carioca, só da cadeia pública conhecida como Bangu C, ocupada por internos da maior facção criminosa do Rio, 25 detentos foram transferidos em dois dias. Todos pediram para ir para cadeias ocupadas por uma facção criminosa rival ao do grupo liderado por Marcinho VP e Beira-Mar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp