Polícia

PM intensifica Operações no Subúrbio e RMS

Publicado em 15/07/2011, às 18h51   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Para combater a criminalidade e reduzir os índices de violência em Salvador e Região Metropolitana, a Polícia Militar (PM) está intensificando o policiamento neste final de semana, realizando, desta sexta-feira (15) até domingo (17), a Operação Itinerante, que vai atuar na capital e RMS.

Durante a ação policial serão feitas incursões e abordagens em locais e horários estratégicos, com base na evolução da mancha criminal e de levantamentos do Serviço de Inteligência da PM.

De acordo com as informações da PM, estarão envolvidos na operação 210 policiais militares do Esquadrão de Motociclistas Águia, Batalhão de Choque, Grupamento Aéreo, CIPE/Pólo Industrial e da Rondesp/RMS

Operação Expresso - Desde a manhã de sexta-feira (15), a Polícia Militar da Bahia realiza a Operação Expresso na região do Parque São Bartolomeu, Periperi, Paripe, entre outros bairros do Subúrbio Ferroviário.

Segundo o coronel Guimarães, do 17° Batalhão, a ação resultou em 1.021 abordagens a motociclistas, com 113 notificações por diversas irregularidades. Também foram abordados 48 carros de passeio e 26 coletivos. No total, 2.900 pessoas foram averiguadas pela polícia. Dessas, seis foram conduzidas para a delegacia, sendo que uma com mandado de prisão por homicídio.

Cerca de 150 homens estão envolvidos, entre eles integrantes do Batalhão de Choque, Comando de Operações Especiais e do Esquadrão Águia. No comando da operação está o coronel Guimarães, do 17º Batalhão.


O trabalho tem caráter preventivo, mas também pretende cumprir mandados de prisão nessas localidades que concentram mais casos de homicídios.  Segundo o Tenente Coronel Claudeci, do 14º CPM (Lobato),o Batalhão de Choque apoia as unidades operacionais nos locais onde tem a maior incidência de criminalidade.


De acordo ainda com a fonte, uma das ações é focada na abordagem de motociclistas. "Só na manhã desta sexta, fizemos 423 abordagens a motociclistas, que renderam 103 notificações e 48 retenções. Cerca de 38% dos veículos roubados são motos", explica Claudeci.

"Busco colaborar sempre. Sei que abordagem policial é necessária. Infelizmente, a violência está demais. Mas a polícia também precisa lembrar que muitos motociclistas são pessoas de bem. Após eles me revistarem, fui falar com o meu colega, que também havia sido abordado. Eles não gostaram e questionaram o porquê de estarmos rindo, como se isso fosse errado. Deve ser por causa da tensão da atividade deles", fala Ari Santos, 28, ao lado do colega Joabe Silva, 22, após passarem pela abordagem policial, na tarde desta sexta-feira, na entrada do Parque São Bartolomeu. 


Foto: Roberto Viana/Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp