Polícia

Capitania dos Portos não realiza atuação policial na Baía de Todos os Santos

Publicado em 07/01/2017, às 13h50   Tony Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Navegadores e turistas procuraram a redação do Bocão News para se queixarem de constantes assaltos na Baia de Todos os Santos (BTS). Na madrugada desta sexta-feira (6), um assalto aos tripulantes de mais uma lancha na Ilha de Itaparica assustou os moradores da região. Dois jovens armados invadiram a embarcação, que estava na imediações da marina de Itaparica, próximo à praia do Mocambo, e rendeu um casal.

O velejador Carlos Alberto Reis, que navega há 40 anos na BTS, relatou a reportagem do Bocão News que os ataques de criminosos acontecem a bordo de lanchas, principalmente nas imediações de Itaparica e Ilha de Maré. Apesar destes locais apontados por Carlos Alberto, outras "regiões onde nunca se ouviram falar de tal ocorrência, a exemplo São Francisco do Iguape, Maragogipe e Barra do Paraguaçu estão sendo alvos dos assaltantes". Neste sábado (7) Carlos Alberto está na Ilha de Maré. “Hoje estou aqui e o clima das pessoas é de medo e insegurança. Deveria ter atuação das forças policiais desde a Guarda Municipal em locais como esse aqui, até Polícia Federal. Se essa situação continuar, a tendência é que os ataques aconteçam a escunas e embarcações com turistas, o que vai prejudicar o turismo na Bahia”, relata o velejador.

O Bocão News acompanhou um dia de inspeções Navais da Operação Verão da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) neste sábado (7). Durante as ações de fiscalização, o comandante Ricardo Pinheiro, capitão de Portos da Bahia declarou que a capitania é isenta da atividade policial. Portanto a atuação da CPBA, é administrativa.

Entre as atividades e atribuições nas ações desenvolvidas pela CPBA, está à fiscalização das embarcações, verificações da inscrição de embarcações na CPBA e se o condutor é habilitado, além da segurança nas embarcações, a exemplo de colete salva-vidas, boia e a blitz da Lei Seca, que realiza teste de alcoolemia dos navegadores.

Segundo o comandante Ricardo Pinheiro, 1845 abordagens já foram realizadas desde o início da operação, em 15 de dezembro do ano passado, com 138 notificações. As ações acontecem até o mês de março.

Comandante - Ricardo Pinheiro / Capitão dos Portos da Bahia

O que diz a polícia?

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou a reportagem do Bocão News que está planejando ações específicas para a região. Algumas atividades voltadas para a problemática na costa baiana já foram iniciadas pela Polícia Militar (PM). Policiais da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) passaram por uma capacitação na sede da Rondesp Região Metropolitana de Salvador (RMS), no município de Simões Filho, com objetivo de melhorar a qualificação para atuação contra a criminalidade na região da Ilha de Itaparica. Uma nova sede do 2º Pelotão foi inaugurada na ilha.

O comando geral da Polícia Militar (PM) informou que, em caso de necessidade, as pessoas podem solicitar também o policiamento do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) pelo número 190. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp