Polícia

Capitania dos Portos faz blitz de alcoolemia na Baía de Todos os Santos

Publicado em 07/01/2017, às 15h56   Tony Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O verão é época de aproveitar a extensa Baía de Todos os Santos (BTS) e quem gosta de navegar não perde uma oportunidade para fazer o passeio com familiares e amigos. Mas tanto para a diversão, o trabalho ou outras necessidades, é importante navegar com segurança. A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), do 2º Distrito Naval, da Marinha do Brasil, realiza desde 15 de dezembro de 2016 a “Operação Verão”, com diversas inspeções navais na costa baiana, que vão desde a fiscalização de documentação, segurança da embarcação, até testes de alcoolemia do condutor, que tem a tolerância zero também no mar.

A reportagem do Bocão News acompanhou neste sábado (7), um dia de inspeções navais da CPBA ao lado do capitão de portos da Bahia, o comandante Ricardo Pinheiro. Durante a atividade, algumas embarcações foram abordadas e fiscalizadas pelos militares. Segundo Pinheiro, desde o início da operação até hoje, já foram abordadas 1845 embarcações, com 138 notificações e 10 apreendidas. O número de motos aquáticas fiscalizadas representa 35% do número total de abordagens. Também foram realizados 120 testes de alcoolemia com etilômetro, conhecido como bafômetro.

Assim como nas estradas, a Lei Seca acontece no mar, e tanto a fiscalização, quanto as sansões para os infratores, são semelhantes às realizadas nas estradas. Apesar dos números de fiscalizados, o comandante Pinheiro informa que nenhum dos 120 navegadores que passaram por teste de alcoolemia, teve teor alcoólico identificado no organismo. “Isso mostra que no mar as pessoas estão mais conscientes e responsáveis”, avalia Pinheiro.

O capitão dos Portos da Bahia, também orientou as pessoas quanto alguns cuidados com a segurança ao tomarem alguma embarcação como transporte e lazer. Conforme o comandante Pinheiro, os passageiros devem verificar o material de salvatagem; se a embarcação tem coletes e boias salva-vidas para todos que estão a bordo. “Cada embarcação de transportes de passageiros tem uma placa com algumas informações, a exemplo do telefone da CPBA, além disso, a quantidade permitida para aquela embarcação de tripulantes e passageiros”, explica.

O comandante Pinheiro também deixou um aviso para as pessoas que utilizam pranchas “stand-up peddle”. “O banhista tem que se preocupar se ele tem condições de sair da área que ele está e voltar com segurança. Porque nós temos os efeitos da maré, os efeitos do vento. Nós já tivemos alguns incidentes envolvendo os utilizadores de stand-up peddle, que saíram foram para distante e não conseguiram voltar. A recomendação é ficar sempre próximo ao local em que está fazendo sua atividade, se não for um atleta profissional dessa modalidade”, orienta.

A Operação Verão da Capitania dos Portos da Bahia, do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil acontece até o dia 1º de março.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp