Polícia

PF localiza empresa de extração ilegal de minerais no sul da Bahia

Reprodução/ Google Maps
13 trabalhadores operavam com explosivos sem que a empresa detivesse autorização do Exército Brasileiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Google Maps

Publicado em 24/04/2019, às 17h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal localizou, nesta quarta-feira (24), uma empresa que realizava extração de rochas de quartzo ilegalmente, na zona rural de Itapebi.  Além disso, a ação conjunta da PF, auditores fiscais do trabalho, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Exército Brasileiro, flagrou 13 trabalhadores operando com explosivos sem que a empresa detivesse autorização do Exército Brasileiro e em desacordo com as normas técnicas vigentes, ensejando o risco de explosões acidentais.

Segundo a Agência Nacional de Mineração, a empresa não possuía título autorizativo para a extração mineral, mas apenas para a pesquisa, o que configura crime de usurpação mineral.

A ação resultou na interdição das atividades da mineradora e apreensão e destruição dos explosivos. Na ocasião, não estava presente o responsável pela empresa, no entanto ele já é investigado em outro inquérito que tramita na Polícia Federal, que apura pagamento de propina a servidores federais da atual ANM.

Ainda conforme a PF, o investigado responderá pelos crimes de usurpação de bem da União e posse de material explosivo, sem prejuízo de outros posteriormente identificados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp