Polícia

PF deflagra Operação Mahyah contra o tráfico de drogas

Imagem PF deflagra Operação Mahyah contra o tráfico de drogas
Bahia está entre os 10 estados que somam 49 mandados de prisão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/12/2011, às 08h14   Redação Bocão News



A Polícia Federal deflagra no dia 25/11, a Operação Mahyah, no combate ao tráfico internacional de entorpecentes no Mato Grosso e mais 10 estados.
As investigações de crimes de tráfico interestadual de drogas e sua associação iniciaram-se em janeiro de 2011 com foco inicial em Porto Esperidião/MT, local onde mora o principal investigado, e em Minas Gerais, onde ele teria seu principal contato.
Ao longo dos 10 últimos meses, 18 pessoas foram presas e apreendidos 230,5 quilos de pasta base de cocaína, R$ 40.000,00 em espécie e diversos automóveis.
Serão cumpridos mandados judiciais em Goiás, Tocantins, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Alagoas, Rio Grande  do Norte e Piauí. São 49 mandados de prisão preventiva de investigados, e as buscas e apreensões estão distribuídas em 39 localidades distintas.
No Mato Grosso serão cumpridos 28 mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Cáceres, Porto Esperidião ,Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste, Glória D’Oeste, Curvelândia, Araputanga e São José dos Quatro Marcos.
Serão cumpridos, ainda, mandados em Paraíso do Tocantins/TO, Ipatinga/MG, Tarumirim/MG, Belo Horizonte/MG, Luziânia/GO, Caldas Novas/GO, Maceió/AL, São Luiz/MA, Marabá/PA, Teresina/PI, Luiz Eduardo Magalhães/BA, Natal/RN e Jales/SP.
Alguns dos indiciados já se encontram presos  e outros receberão novos mandados de prisão em função das investigações.
Os mandados judiciais foram expedidos pelo Juízo da Comarca de Porto Esperidião/MT.
Os presos serão indiciados pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico, previstos nos artigos. 33, 35 e 40, V, todos da Lei n.º 11.343/2006 (Lei de Drogas).
A expressão Mahyah tem correspondência em um dialeto siciliano e em árabe. No primeiro, significa máfia, já em árabe quer dizer audacioso.

Fonte: Polícia Federal

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp