Polícia

Vídeo: hóspede diz que emenda em fio do ar condicionado causou incêndio em quarto de hotel

Leitor BNews
Funcionário público ficou em choque ao descobrir que quarto ficou destruído com o fogo que teve início após curto no aparelho  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 23/12/2019, às 13h35   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O hóspede de um hotel em Arembepe, litoral norte da Bahia, compartilhou um vídeo que mostra o quarto em que passou parte do fim de semana com a família, parcialmente destruído após um incêndio que teria começado após curto-circuito no ar condicionado.

Em conversa com o BNews, o funcionário público Rafael Garcez contou que desde que chegou com a esposa e o seu filho de 5 anos no quarto, no início da tarde deste sábado (21), notou o mau funcionamento do equipamento. Segundo ele, após ligar e perceber que o ar condicionado não gelava o quarto, chamaram a manutenção do Arembepe Beach Hotel.

Segundo ele, o rapaz responsável pela manutenção informou que o aparelho havia sido ligado na tomada errada. Prontamente ele trocou a tomada, e foi quando o hóspede percebeu que havia uma emenda no fio do ar condicionado, para que alcançasse a rede elétrica.

Apesar do temor, o denunciante preferiu não modificar os planos da família e saiu para aproveitar as praias de Arembepe. Ao retornar, perceberam que o barulho incomum do aparelho continuava, e que ele também não resfriava o suficiente. Cansado, Rafael pegou no sono e, no domingo (22), deixou o hotel novamente pela manhã.

Ao retornar do passeio, o funcionário público foi abordado por um representante do hotel, que o chamou para dar a notícia. De acordo com Rafael, em nenhum momento ficou nítida a gravidade da situação, e, inclusive, ele considerou pedir apenas para que fosse mudado de quarto. Foi quando então foi levado pelo funcionário do estabelecimento para ver o que havia ocorrido. Assim que entrou no quarto, o homem caiu "em prantos". 

"Eu caí em prantos. Estava cpom o meu filho, que provavelmente não iria sobreviver ao inalar a fumaça, iria perder a consciência...ou morreríamos por asfixia, ou carbonizados. Não conseguia me expressar, entrei literalmente em choque", relembra. 

Depois de ouvir que o "foco" do fogo teve início no ar condicionado, Rafael diz que cresceu nele o sentimento de culpa. "Afinal de contas, eu coloquei a minha família naquela situação, mesmo detectando, não tive uma atitude mais impactante de pedir a troca de quarto", admite.

Mas o problema tomou outra proporção quando o assunto mudou de rumo. Ainda em choque, Rafael foi perguntado pelo gerente qual seria o valor do prejuízo material com o incêndio, que destruiu as bagagens da família. O funcionário público fez a média de uma quantia, que foi negada pelo dono do estabelecimento, após o gerente procurá-lo. Informado de que o hotel não iria arcar com aquele custo, o funcionário público deixou o local.

Rafael ainda tentou registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Camaçari, mas o sistema estava fora do ar. Ele garantiu que irá retornar na tarde desta segunda-feira (23) para dar continuidade. 

De acordo com o hóspede, o dano material é o menor de todos, já que o trauma pelo risco que correu junto à família é irreparável. Ele afirmou ao BNews que pretende prosseguir e processar o Arembepe Beach Hotel por danos morais.

Por telefone, o BNews foi informado que não havia ninguém no momento no hotel que pudesse responder sobre o caso. Foi enviado um e-mail ao endereço informado, mas até o momento da reportagem não obtivemos resposta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp