Polícia

Polícia Federal deflagra operação de combate à pesca ilegal na Baía de Todos os Santos

Arquivo BNews
São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 11/03/2020, às 07h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal, juntamente com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA/PM-BA), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a Operação Kirymure, que apura a prática de pesca habitual com uso de explosivos nas proximidades do Loteamento Porto Santo, em Itaparica, em Vera Cruz.

A investigação teve início com o compartilhamento de um vídeo, gravado no final do ano passado, que mostra ao menos cinco pessoas praticando a pesca com explosivos na região, incluindo a captação do momento do arremesso e da explosão, que atingiu diretamente um cardume.

Nesta quarta, alguns dos investigados foram alvo de mandados, expedidos pela Justiça Federal, sendo quatro de busca e apreensão. A pesca com explosivos é atividade criminosa, prevista na Lei de Crimes Ambientais, com pena de reclusão de um a cinco anos, e também no Estatuto do Desarmamento, com pena de reclusão três a seis anos e multa.

Os prejuízos da pesca com explosivos são enormes, além de a prática ilícita causar inúmeros acidentes, provocando mutilações, queimaduras e outros danos aos próprios pescadores, ou mesmo a terceiros, como mergulhadores praticantes de pesca submarina ou mergulho autônomo e banhistas.

Há, ainda, o comprometimento de embarcações, de instalações marinhas (cabos telefônicos, elétricos e de internet, sinalização náutica, tubulações de água e petrolíferas etc.), bem como de fundações de construções do entorno (tais como pontes, estaleiros, atracadouros, marinas e toda sorte de imóveis, inclusive alguns tombados pelo Patrimônio Histórico).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp