Polícia

Vereadores do PT querem investigação sobre abordagem da PM em Pernambués

Reprodução/TV
Em sessão plenária nesta quarta-feira (2), os dois edis anunciaram que querem que o caso seja investigado pela Corregedoria  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV

Publicado em 02/09/2020, às 16h34   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Os vereadores Suíca e Marta Rodrigues criticaram uma abordagem policial da Polícia Militar no último fim de semana, no bairro de Pernambués, em Salvador. Moradores na Rua 1ª de Maio acusam agentes da da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de terem atirado na cabeça de um homem “pai de família”. Em sessão plenária nesta quarta-feira (2), os dois edis anunciaram que querem que o caso seja investigado pela Corregedoria.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que familiares da vítima gritando implorando por socorro após os disparos. “Como é que chega aqui, baleou meu tio agora! Cadê que vocês dão socorro? Meu tio tá morrendo”, disse um suposto sobrinho do atingido na gravação. Suíca endossou a defesa dos moradores do bairro.

"Um grupo de policiais, que não refletem o sentimento da Polícia Militar, chegou de forma abrupta fazendo verificação nas pessoas e pediu um reforço desnecessário. A segunda viatura chegou batendo no carro dos outros, atirando, batendo em mulheres, em deficientes, até dando tiro, chegando a atingir um trabalhador que estava trabalhando na casa. Os familiares não deixaram dar socorro porque não se sabe o que ia acontecer. Esse cidadão está no hospital. A família e os vizinhos estão temerosos", discursou. Ele afirmou que está encaminhando, além da Corregedoria, um ofício para o Comandante-Geral da Polícia Militar e para o Minstério Público. "A gente quer que apure".

Marta também se posicionou. "Não dá para a gente conviver e aceitar", ressaltou a líder do PT na Casa legislativa. Ela pediu a identificação dos policiais e afirmou que também vai enviar um ofício ao governador Rui Costa (PT) solicitando um posicionamento. "Não pode chegar em qualquer lugar da cidade desta forma", criticou.

No domingo (30), ao BNews, o Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar informou que a 1ª CIPM se deslocou para a Rua 1ª de Maio após receber informações de tráfico de drogas e porte de arma de fogo. 

Entretanto, afirmam que houve troca de tiros e um homem foi atingido, mas não conseguiram prestar socorro, porque, segundo eles, foram hostilizados pela população. Ainda de acordo com a PM, os moradores prestaram socorro ao ferido.  Durante a ação, a viatura também foi danificada. 

A polícia informou que foram apreendidos um revólver calibre 32, duas munições 9mm, cinco pinos grandes e oito pequenos de cocaína, um frasco com maconha e três pedras de crack. 

A ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp