Polícia

Banhistas da praia de Amaralina relatam novos abusos de Guardas Municipais

Reprodução/ Leitor Bnews
Depois dos momentos de tensão, começou busca ao colega que foi detido e a tentativa para registro de queixa   |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Leitor Bnews

Publicado em 23/09/2020, às 18h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O empinar pipa na praia foi o estopim para agressões verbais e físicas de alguns banhistas na praia de Amaralina, em Salvador, na terça-feira (22), segundo moradores do bairro.

De acordo com relato de um dos jovens do grupo, que preferiu anonimato, a primeira advertência dos guardas municipais sobre brincar com o objeto no local foi educada, já a segunda ordem dos servidores públicos foi totalmente diferente. “Um colega estava com minha pipa, o guarda se aproximou e disse que tinha um minuto para retirar aquela d******* de lá.  Em seguida ele mesmo pegou a pipa rasgou. Meu colega recebeu um tapa no rosto e  foi jogado junto com a linha da pipa dentro do carro da Guarda Municipal”, afirmou.

Ainda de acordo com o jovem, ele também foi intimidado e revistado pelos GMs. “Ele veio em minha direção quando soube que a pipa era minha e mandou que eu me levantasse. Ele me revistou, pediu meus documentos e tirou foto. Isso não é certo, não fizemos nada para passar por essa agressão e constrangimento. Eu só estava na praia. Ainda fomos impedidos por eles [guardas] de gravar a cena de abuso”, revelou.

Depois dos momentos de tensão, começou uma peregrinação em busca do colega que foi detido e a tentativa para registro de queixa contra a ação de usos de força dos guardas. “Eu e minha mãe fomos foi na 28ª delegacia de Amaralina, fomos direcionados para 7ª delegacia. Depois os policias falaram para tentarmos a delegacia de Central de Flagrantes. E  lá, finalmente conseguimos encontrar meu colega detido, que foi solto, e registrou a queixa contra os guardas municipais ”, afirmou o jovem.

A reportagem entrou em contato com assessoria dos Guardas Municipais que orientaram sobre registro de queixas sobre condutas dos membros da equipe através do 156, Ouvidoria Geral do Município ou através do site Fala Salvador.

Já sobre a ação na praia da Amaralina,  a assessoria informou que conduziram à Central de Flagrantes, um homem na terça-feira (22), na Praia de Amaralina, após tentativa de abordagem do jovem. Segundo a Guarda Municipal, o banhista desferiu um soco contra um dos agentes. Sendo contido e encaminhado à Delegacia para adoção das medidas cabíveis, e o agente posterior encaminhado para realizar exame de corpo de delito.

Informação que  banhista que presenciou a cena achou incompleta. “O guarda civil bateu e o menino revidou. Não é certo guardas baterem nos banhistas. E já está se tornando rotina”, completou senhora que preferiu anonimato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp