Polícia

Condenada por matar grávida e roubar bebê será 1ª mulher executada nos EUA em quase 70 anos

Reprodução/Pixabay
Lisa Montgomery receberá uma injeção letal no próximo dia 8 de dezembro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 19/10/2020, às 16h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pela primeira vez em quase 70 anos, os Estados Unidos vão  executar uma mulher condenada no sistema penal federal. Trata-se de Lisa Montgomery, que estrangulou uma mulher grávida antes de cortar sua barriga, remover e roubar o bebê. 

O crime ocorreu no Missouri em 2004. De acordo com informações da BBC News, Montgomery receberá uma injeção letal no próximo dia 8 de dezembro. Ela foi foi presa no dia seguinte ao crime, e foi a juri em 2007, quando foi considerada culpada por sequestro e assassinato. A pena capital foi recomendada por unanimidade.

Os advogados de Montgomery defendiam que ela tinha distúrbios mentais devido a danos cerebrais sofridos devido a espancamentos que recebia na infância em casa, mas o argumento não convenceu.

Também de acordo com a publicação, a última mulher a ser executada pelo governo norte-americana foi Bonnie Heady, executada em uma câmara de gás, também no Missouri, em 1953. No sistema de Justiça dos EUA, os crimes podem ser julgados em tribunais federais, em nível nacional, ou em tribunais estaduais, em nível regional.

A pena de morte foi proibida em nível estadual e federal por uma decisão da Suprema Corte em 1972. Contudo, em 1976, uma outra decisão permitiu aos estados restabelecerem a pena de morte. Em 1988, o governo aprovou uma legislação que a tornou disponível novamente em nível federal.

No último mês de julho, o governo Trump retomou as execuções federais pela primeira vez em 17 anos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp