Polícia

Amigos se reúnem em Camaçari para fazer churrasco de gato e exibem fotos nas redes; MP-BA já foi acionado

Reprodução/Redes Sociais
Nas imagens (que a reportagem decidiu não publicar na íntegra), os animais aparecem mutilados, colocados em baldes de carne e pedaços dos corpos sendo segurados pelos amigos, que o exibem para a câmera  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 14/01/2021, às 16h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um grupo de cinco amigos, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), causou indignação nas redes sociais ao postar fotos de gatos mortos, que serviram de comida para um churrasco promovido por eles.

Nas imagens (que a reportagem decidiu não publicar na íntegra), os animais aparecem mutilados, colocados em baldes de carne e pedaços dos corpos sendo segurados pelos amigos, que o exibem para a câmera.

O crime foi denunciado pelo Grupo de Apoio e Proteção ao Animal de Rua (Gapar), em sua página no Instagram, na quarta-feira (13).

"Tentei não acreditar. Estou mesmo no século XXI? A justificativa foi que no local onde ele estava era normal comer gatos! [...] Quero também que as autoridades de Camaçari tomem uma atitude diante deste caso", diz um trecho da publicação do Gapar.

O perfil que fez as postagens originais não foi encontrado, o que indica que foi excluído após a repercussão negativa. 

Na publicação, a Gapar pediu ajuda a vereadores de Camaçari e atividades da causa animal.

Crime de maus-tratos

Por meio de nota, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que soube da denúnica nesta quinta-feira (14), "com imagens que indicam crime de maus tratos a animais".

"O email com as fotos foi encaminhado para a Promotoria Regional de Camaçari para ser distribuído a um promotor de Justiça tomar as medidas cabíveis para apuração dos fatos, como solicitação da abertura de inquérito policial para investigar o suposto crime", diz a nota.

Em setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo cães e gatos. A nova lei cria um item específico para esses animais.

Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp