Polícia

PRF deflagra operação de combate a crimes ambientais e resgata 74 animais silvestres na BA

Divulgação/ PRF
As aves estavam aprisionadas em gaiolas pequenas e sob condições precárias de falta de higiene, sem água, luz ou circulação de ar  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ PRF

Publicado em 20/02/2021, às 15h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Policiais rodoviários federais resgataram 74 animais silvestres, durante uma operação desencadeada nas cidades de Ribeira do Pombal e Paulo e Paulo Afonso nesta sexta-feira (19). As aves estavam aprisionadas em gaiolas pequenas e sob condições precárias de falta de higiene, sem água, luz ou circulação de ar.

Os animais são das espécies conhecidas popularmente como cabeça vermelha, azulão, bigodinho, canário da terra, sabiá larajeira, sofré, sanhaço, periquito da caatinga, curió, tico-tico, coleirinha, baiano, cabloclinho, canário belga.

Os policiais também resgataram aves que estão na lista de animais ameaçados de extinção e são desejadas por sua beleza e alto valor no mercado, como o pássaro Azulão. O animal tem sido traficado para todo o país e até para o exterior.

A operação da PRF tem como objetivo o combate ao tráfico de animais silvestres, coibindo a criação e a caça desses bichos. Os responsáveis pela criação e aprisionamento ilegal das aves silvestres foram identificados e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Cada um responderá na Justiça Criminal. 

As aves foram encaminhadas para um centro de triagem onde foram alimentados e tratados por equipes de veterinários, biólogos e outros profissionais. Como alguns dos animais tinham condições de voltarem para a natureza, eles foram soltos em seus habitats ainda durante a operação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp