Polícia

De olho no tráfico internacional

Publicado em 17/11/2010, às 11h41   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de realizar operações para combater o contrabando de mercadorias, fraudes no INSS e desvio de verbas públicas, a Polícia Federal (PF) mirou agora no tráfico internacional de drogas deflagrando, nesta quarta-feira (16), a Operação Deserto para cumprir 50 mandados de prisão e 38 de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A operação é voltada para uma suposta organização criminosa que mandaria para a Europa e África cocaína proveniente da Bolívia. A quadrilha seria formada por brasileiros, colombianos, bolivianos e europeus.

Em 18 meses de investigação, 21 pessoas já foram presas em flagrante e foram apreendidas mais de 2,3 toneladas de cocaína, produtos químicos para preparação e adulteração de drogas, armas e munições (incluindo armamento bélico, como granadas anti-tanque), uma aeronave e cerca de R$ 500 mil, segundo informações da PF.

Os presos devem ser indiciados, de acordo com suas participações, pelos crimes de tráfico internacional de cocaína, precursores químicos e maquinários destinados à preparação e adulteração da droga; associação para o tráfico; financiamento do crime de tráfico; e tráfico internacional de arma de fogo de uso restrito.

De acordo com a PF, o grupo atuava dividido em quatro células. A primeira seria formada pelos fornecedores de cocaína na Bolívia, onde a droga ficava armazenada até ser transportada para o Brasil. A segunda seria composta por compradores da droga (traficantes brasileiros e estrangeiros), com atuação principalmente em São Paulo.

A terceira célula coordenaria os negócios do grupo no Brasil, sob a gerência de um investigado que mora São José do Rio Preto (SP). A última seria integrada por intermediários - colaboradores que cuidariam do transporte aéreo e terrestre da droga, e da guarda do entorpecente até a entrega.(Com informações da Folha e PF

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp