Polícia

Casal de turistas é assaltado no MAM

Publicado em 04/12/2010, às 18h12   Natália Aguiar




Fotos: Edson Ruiz // Bocão News

Na tarde desta terça-feira (3), por volta das 16h30, o casal de turistas holandeses Coen e Karin Marijke foi assaltado após visita ao Museu de Arte Moderna (MAM), na área do Solar do Unhão, ponto turístico de Salvador.

De acordo com Coen e Karin, que estão em Salvador há duas semanas, eles tentaram estacionar o carro, com o qual estão viajando pelo mundo desde 2003, na ladeira do museu, mas foram ipedidos pela segurança e acabaram colocando-o na rua que dá acesso a Gamboa de Baixo.

Ao retornarem ao carro, foram abordados por um homem que estava armado com uma faca, que as brados obrigou o casal a entregar duas mochilas com  equipamentos fotográficos, dinheiro e outros pertences pessoais. Tudo aconteceu sob as barbas da "vigilância" do MAM que, após o episódio, permitiu que o casal estacionasse o veículo na área do museu, antes proibida.

Acionada, a 16ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), do Comércio, está fazendo diligência para descobrir o autor do crime.
A assessoria do MAM tentou isentar o museu de qualquer responsabilidade, informando que a segurança do local é feita pela guarda patrimonial, sem poder de prender ninguém, uma explicação equivocada já que qualquer cidadão que presencie um crime tem o poder de interferir e efetuar prisão até a chegada da polícia, desde que tenha condições de fazer isso.

O MAM integra um dos mais belos conjuntos arquitetônicos de Salvador, tornando-se área bastante visitada não apenas por turistas, mas também por moradores da cidade. No local, além do museu há o Solar do Unhão, cinema e outros espaços culturais. A proximidade com a invasão instalada ao lado faz do local uma região perigosa, principalmente por ser do conhecimento da própria polícia a existência de pontos de venda de drogas na região. 
O casal de holandeses disse não ter sido alertado para os perigos da área. Também contou que, desde 2003 viajam perlo mundo e esta foi a primeira vez que sofreram um assalto. "Antes de virmos para à Bahia estivemos no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul sem que nada nos acontecesse", contou Coen, fotógrafo profissional, lamentando ter perdido todo seu equipamento e  material produzido ao longo da viagem.

O Solar do Unhão abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia, reunindo mais de duas mil obras de pintores brasileiros como Di Cavalcanti, Portinari e Tarcila do Amaral. Construído no século 17, em alvenaria de pedra, o solar foi reformado em 1962 sendo adaptado para fins comerciais.O jardim transformado em Parque das Esculturas, exibindo peças de artistas como Caribé e Mário Cravo. O píer ganhou um restaurante com mesas ao ar livre e apresentações folclóricas e musicais que foi fechado recetemente.

Fotos: Edson Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp