Polícia

Morador relata resistência da comunidade à instalação da UPP

Imagem Morador relata resistência da comunidade à instalação da UPP
Sétima Base Comunitária foi implantada pelo governo estadual nesta quinta  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/09/2012, às 09h28   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

“Idosos, adultos, crianças sem paz. Balança, mas não cai... essa é a galera do bairro da Paz”. A letra da música do Coral da Paz, formada exclusivamente por crianças do Bairro da Paz, foi cantada com esperança. A expectativa da comunidade local é de que com a instalação da Base Comunitária no bairro, implantada oficialmente na tarde desta quinta-feira (13) pelo governador Jaques Wagner, a realidade local mude e a população do Bairro da Paz possa, enfim, viver dias de tranquilidade e paz.

O governador Jaques Wagner comemorou a instalação da 7ª Base Comunitária de Segurança. Também anunciou a implantação de novos equipamentos de segurança pública. Até agora, são seis bases em Salvador e uma em Lauro de Freitas. Até o final do mês, estão previstas instalações no bairro do Rio Sena e nos municípios de Feira de Santana e Itabuna.


“A história do Bairro da Paz é de resistência desde 1982. Homens e mulheres trabalhadores vão ser beneficiados com mais uma unidade de polícia pacificadora. A instalação desta base comunitária será muito importante para transformar a realidade local e trazer tranquilidade para mais essa população. Nossa esperança é que, assim como em outras bases implantadas, o índice de violência diminua cerca de 45%”, declarou o governador Jaques Wagner.


O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, demonstrou satisfação com a recepção das comunidades às unidades de polícia pacificadora. “Traz força e energia para todos nós esse acolhimento da população e a aproximação com os agentes que proporcionam segurança pública”, afirmou.



O efetivo de 120 policiais (a pé e motorizados) darão suporte à Base Comunitária do Bairro da Paz, segundo o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Alfredo Castro. “É muito importante que o governo do Estado e a Polícia Militar se unam para oferecer mais segurança às comunidades”, destacou.



Resistência

Nem tanta paz assim no Bairro da Paz. O medo e a resistência de grande parte dos moradores foram relatados ao Bocão News pelo conselheiro nacional da Juventude e líder do Coral da Paz, Sidnei Ângelo.

“Não foram todos que abraçaram essa proposta. Muitos da nossa comunidade estão com medo, porque existem bons e maus policiais. Tem policiais que invadem as casas de pessoas que não são envolvidas e que pedem dinheiro. Não são todos que acreditam que o bairro terá mais tranquilidade. O dever de todos os cidadãos é denunciar os maus policiais. A iniciativa é importante e temos o direito de viver em paz”, declarou Sidnei Ângelo.


Fotos: Roberto Viana// Bocão News

Postada às 17h19 do dia 13 de setembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp