Polícia

Rio Sena recebe Base Comunitária

Publicado em 24/09/2012, às 13h29   Alessandro Isabel (@alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp

“Agora posso ir para a igreja em paz”. O desejo de Carla Silva, segundo o secretário de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, está mais próximo da realidade. A moradora, que acompanhou a inauguração da nona base comunitária de segurança no bairro de Rio Sena, subúrbio ferroviário, na manhã desta segunda-feira (24), acredita que as palavras do secretário têm tudo para se concretizar. “Nunca vi tantos policiais juntos. Eles prometeram que a realidade vai mudar, e eu acredito neles”, contou, esperançosa.

Para reforçar a segurança e reduzir os índices de homicídios, integrando os objetivos do programa Pacto pela Vida, a base comunitária de segurança foi inaugurada sob os olhares de dezenas de moradores, autoridades e do governador Jaques Wagner. “Esse modelo de segurança é o mais indicado, e vamos continuar implementando esse trabalho em diversas áreas”, afirmou o governador. Ainda segundo ele, a redução média de 50% de homicídios nas regiões onde foram instaladas as bases é a prova de que o trabalho vem trazendo os frutos esperados.

Inicialmente, a base de Rio Sena tem estrutura provisória, instalada em módulos habitáveis, mas totalmente equipada para a função, até a construção da definitiva. Ela está localizada na Rua Maria Cecília, conta com 120 policiais militares, operando com quatro automóveis, oito motocicletas e dez câmeras de videomonitoramento.

Seis bases de segurança já operam em Salvador - uma no Calabar/Alto das Pombas, três na região do Nordeste de Amaralina, uma na Fazenda Coutos (subúrbio) e uma no Bairro da Paz – e uma na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em Lauro de Freitas (Itinga), além de outra no interior, inaugurada na última sexta-feira em Itabuna.

Mauricio Barbosa anunciou a implantação da décima base, dessa vez em Feira de Santana. A capital baiana também deverá abrigar mais duas: uma em São Caetano e outra no Uruguai. Camaçari, na RMS, também vai receber uma unidade e Porto Seguro vai abrigar a terceira unidade do interior. A projeção é que elas sejam implantadas até o final do ano.

A população do subúrbio, região mais populosa de Salvador, também recebeu a notícia de que o bairro de Plataforma irá abrigar a segunda delegacia da área - hoje, apenas a 5ª Delegacia Territorial (DT/Periperi) é responsável pelo trabalho de investigação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp