Polícia

Babalu continua sendo caçado em Pernambués

Publicado em 21/11/2012, às 15h06   Alessandro Isabel (twitter: @alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp

“Babalu”. Assim é conhecido Luciano Silva Santos, apontado pela polícia como o principal nome do tráfico de drogas de Pernambués, bairro que tem convivido em clima de tensão e constantes operações nos últimos dias. Após apreender mais de 135 kg de maconha e prender três suspeitos, apenas na terça-feira (20), o comando da Polícia Militar (PM) continua com as ações nesta quarta e o alvo é “Babalu”.

Além do tráfico de drogas, ele é acusado de comandar diversos homicídios na região da avenida Hilda e Horta. O confronto ocorre com  traficantes da Baixa do Manu e Saramandaia. Entre as localidades está a rua Thomaz Gonzaga, a principal do bairro, que foi rebatizada pelos comerciantes de Faixa de Gaza.

Em entrevista para equipe de reportagem do Bocão News, moradores relatam os momentos de tensão que tem passado. “O clima é de medo. Não quero sair de casa”, descreve um homem, que por motivos óbvios prefere não se identificar por medo de ameaças. “Nasci e me criei aqui na Baixa do Manu. Passei por momentos bons e ruins, mas igual a este eu nunca vivi”, conta temeroso.

A lei do silêncio impera na localidade. O temor de ser mais uma vítima dos traficantes, faz uma comunidade conviver escondida por trás de grades e respeitar aquele que comanda uma área utilizando armas e ameaças.

A realidade não é exclusividade da Baixa de Manu. Moradores da avenida Hilda também convivem com uma realidade cruel, mas que já faz parte da rotina. “Nós já somos treinados. Até as crianças já sabem o que fazer quando escutam os disparos. Deita no chão... deita no chão”, relata uma moradora que explica como funciona a lei da comunidade: “aqui não se vê nada, não sabe de nada. Olho viu, boca piu”.

A última ação dos traficantes foi registrada na tarde de segunda-feira (19). Segundo informações de comerciantes uma determinação vinda do comando do tráfico ordenou que todas as lojas do final de linha deveria fechadas. “Eles não pedem. Eles mandam e temos que acatar”.

Após sucessivas ações dos marginais, o comando da Polícia Militar (PM) realiza ação neta terça-feira (20). O objetivo, segundo o major Jailson, é prender os líderes do tráfico de drogas da região. “Esse trabalho vem sendo realizado ostensivamente. Hoje estamos intensificando”.

Por meio de nota a PM informa que a operação conta com 125 policiais militares da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), do Batalhão de Choque, do Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão Águia, Grupamento Gêmeos, Operação Apolo, Rondesp Central, além de um helicóptero do Grupamento Aéreo da PM (Graer).

Os militares realizam abordagens nas áreas do Jardim Brasília, Saramandaia, Baixa do Manu, final de linha de Pernambués e avenida Luís Eduardo Magalhães, visando aumentar a segurança nessas localidades.


*Matéria publicada originalmente às 08h36 do dia 21/11.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp