Polícia

Jogador estava sem habilitação quando matou ciclista

Publicado em 11/12/2012, às 20h43   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O delegado João Uzzum, titular da 18ª Delegacia (Camaçari), que investiga o caso revelou nesta terça-feira (11), que o jogador do Cruzeiro Anselmo Ramon estava sem a carteira de motorista quando atropelou e matou um ciclista no último domingo (09), na Estrada do Coco, entre Camaçari e Dias D'Ávila, ligação da BA-099.

"Na ocorrência da PRE (Polícia Rodoviária Estadual) está que o jogador não apresentou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Já estamos em contato com os órgãos de trânsito no sentido de saber se ele tem esse documentou ou se apenas não estava com ele. Foi lavrada uma infração de natureza administrativa por não apersentar o documento, ele foi multado", diz o delegado Uzzum.

Segundo o delegado, os agentes da PRE que atenderam a ocorrência serão chamados a depor inclusive para explicar algumas situações que segundo ele causam "estranhezas", como a ausência do teste de bafômetro. "O que me causou estranheza foi ele ser socorrido a uma clínica particular em Candeias, sem fazer o teste de bafômetro". O atleta baiano não foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que esteve no local para atender os feridos. "Se o estado dele fosse delicado, certamente (o Samu) teria socorrido", acredita.

A justificativa da PRE para que Anselmo não fizesse o bafômetro foi justamente para receber atendimento médico - o delegado questiona se era uma necessidade tão imediata assim. "Ele foi liberado da clínica pouco depois e a própria ocorrência diz que ele teve ferimentos leves", acrescenta.  

Depoimentos

Cinco pessoas foram ouvidas pelo delegado nesta terça (11). O ciclista que também foi atropelado, mas, sobreviveu, Ednaldo de Souza, 48 anos, prestou depoimento e falou sobre os momentos antes e depois do acidente. Ele informou que voltava de uma pescaria com o amigo Cícero Macedo, depois de passar a noite em um sítio de um amigo, cada um em uma bicicleta. "Então eles pararam fora da pista,  na sombra de uma árvore, além do acostamento, para conversar um pouco e descansar. Segundo depois, foram tolhidos pelo carro", conta o delegado.

Ednaldo disse que estava de costas e não conseguiu precisar se o carro estaria em alta velocidade, mas disse que acredita que sim pela força do impacto, que o arremessou alguns metros adentro do mato, e pelo próprio estado em que o carro ficou. Cícero foi arremessado para o meio da pista e morreu antes de receber socorro. Com o impacto da batida, Ednaldo não conseguiu se levantar e pessoas que passaram depois chamaram o Samu, que o socorreu para o HGC. "A PRE chegou inclusive depois que ele tinha sido socorrido. Ele não viu os policiais e também não chegou a ver o jogador", diz.

Também foram ouvidas a esposa de Ednaldo, o amigo dono do sítio onde aconteceu a pescaria e a filha e uma irmã de Cícero. O corpo da vítima fatal foi sepultado na manhã de hoje (11), em Pojuca.

O jogador Anselmo Ramon é aguardado para depor nesta quarta-feira (12),  pela manhã - ainda no domingo, alguém ligado ao atleta ligou para a delegacia informando a intenção dele se apresentar nesse dia. Tanto o delegado Uzzum quanto o plantonista Carlos Portela, que registrou a ocorrência no dia do acidente, vão ouvir o depoimento.

"Estamos colhendo outras testemunhas, estamos aguardando laudos periciais do carro, cadavérico e do local", pontua Uzzum, sobre os próximos passos para a investigação.
O delegado ainda não sabe o que causou o acidente. Informações de que Anselmo Ramon teria cochilado ao volante, suspeita da PRE, e de que ele estava cansado de uma longa viagem não foram passadas oficialmente à polícia. De férias do Cruzeiro desde o final do ano, o jogador veio para a Bahia aproveitar o período de descanso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp