Polícia

Assassinato de Daniella Perez completa 20 anos

Imagem Assassinato de Daniella Perez completa 20 anos
Crime mudou legislação brasileira. Saiba mais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/12/2012, às 04h32   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O assassinato de Daniella Perez, filha da novelista Gloria Perez, completa 20 anos neste domingo (22).  Era final de 1992 quando a garota foi brutalmente assassinada pelo ator Guilherme de Pádua e a mulher dele, Paula Thomaz. Daniella foi morta com 18 apunhaladas de tesoura.

O casal foi condenado em dois júris e todos os envolvidos tiveram as vidas marcadas para sempre e uma grande mobilização que mudou a legislação penal. A novelista Glória Perez reuniu 1,3 milhão de assinaturas num abaixo-assinado que aprovou a primeira emenda popular da história do Brasil, tornando o homicídio qualificado crime hediondo. Depois, uma outra emenda pôs fim à progressão de regime para esse tipo de crime, o que foi restabelecido pelo Supremo Tribunal Federal, mas os prazos para a concessão dos benefícios em caso de crimes hediondos hoje são mais longos.

Jovem promotor de Justiça à época, à frente do que seria um dos seus primeiros grandes casos, José Muiños Piñeiro é hoje desembargador de Justiça. Ele chama atenção para o fato de o caso não ter precedentes na literatura dos tribunais do júri:

“Era a primeira vez que não era necessário explicar para os jurados quem era a vítima, inclusive eu disse isso no júri. Daniella Perez estava todos os dias na novela das oito, era como se fosse a irmã ou a filha de todos os brasileiros”, disse o promotor ao jornal O Globo. 

Matéria publicada dia 23 de dezembro às 16h13


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp