Polícia

Pesquisa revela precariedade da segurança baiana

Imagem Pesquisa revela precariedade da segurança baiana
Estudo compara Bahia com Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/03/2013, às 16h03   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça que traça o perfil das instituições de segurança pública no país foi apresentada na sexta-feira (15), na sede do Ministério Público estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante a 13ª Reunião Ordinária do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública do Estado da Bahia (Cisp).

Foram apresentados os dados da área de segurança no ano de 2011 na Bahia e em mais três estados com população similar em números absolutos: Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A pesquisa revelou que a Bahia possui um efetivo de 31.869 policiais militares para 17.878 armas de fogo, o que representa uma razão de 1,78 policial por arma de fogo. Já nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul a razão é de 0,74, 0,95 e 0,99 respectivamente.

Outro dado revelado na pesquisa foi a estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar. Enquanto na Bahia há um efetivo de 2.158 bombeiros, o estado do Rio de Janeiro possui 16.603. O estudo ainda demonstrou que existem na Bahia 558 unidades policiais/Delegacias da Polícia Civil, sendo 28 na capital, 20 na Região Metropolitana e 510 no interior.

Estiveram presentes na reunião a delegada Emília Blanco, representando a Secretaria de Segurança Pública (SSP); o secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte; o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Nilson Soares Castelo Branco; o procurador-geral do Ministério Público Federal na Bahia, Wilson Rocha de Almeida Neto; a defensora pública Bethânia Ferreira; a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Iracema Silva de Jesus; e o Tenente Coronel Fontes de Araújo do Comando da Polícia Militar.

De acordo com Nestor Duarte, o governo está fazendo investimentos na segurança e garantiu a construção de novos presídios em Brumado, Barreiras, Irecê, Vitória da Conquista e Feira de Santana, dentre outros municípios.

Para o promotor de Justiça Geder Gomes é preciso que o Estado apresente como e quando fará esta transferência de presos das delegacias para o sistema prisional. Ele ressaltou que há um projeto em tramitação na Justiça que, caso seja aprovado, colocará a Bahia em 3º lugar no ranking de criação das penas alternativas.

Durante a reunião ficou decidido que será criado um grupo para discutir amplamente a pesquisa desenvolvida pelo Ministério da Justiça, que será formado por representantes do MP, SSP, Defensoria Pública e magistratura. Ainda foi definido que os integrantes do Cisp irão pleitear a ampliação do efetivo e a criação de uma legislação específica do Corpo de Bombeiros no estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp