Polícia

Centel: ocorrências policiais, agora, só pela internet

Publicado em 18/01/2011, às 07h48   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), publicou no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) uma nota sobre divulgação de ocorrências policiais em Salvador. Segundo o órgão, os boletins sobre os principais registros disponibilizados por telefone aos veículos de comunicação pela SSP serão divulgados a partir desta segunda-feira (12) pela internet, através dosite ou pelo telefone 3115-9353. Ainda de acordo com a Centel, a mudança visa a garantir a ‘transparência’ e maior segurança no sistema de informação prestado pela SSP.

Como tudo começou

Só agora a violência em Salvador passou a incomodar. Cerca de 1.656 pessoas foram assassinadas em Salvador no ano de 2010. Segundo dados apresentado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), os números são referentes ao período de janeiro a dezembro. Os bairros com maior índice de ocorrências são Periperi, Ilha Amarela, Fazenda Coutos, Fazenda Coutos, Paripe e São Tomé de Paripe, estes dois últimos são considerados os mais violentos, com cerca de 226 homicídios.

Na Região Metropolitana, os municípios mais violentos são Camaçari, com um total de 125 assassinatos, Lauro de Freitas (108), Simões filho (83), candeias (44) e Dias D’Avila (39).  Todos os dados informados são de 2010.

Este ano, somente nos primeiros fins de semana, a SSP já contabilizou 30 homicídios. Segundo reportagem da Globo News, até o dia 10 foram 55 assassinatos em Salvador e RMS. O número foi divulgado em rede nacional e parece que incomodou. Logo pela manhã, a equipe do Bocão News tentou apurar dados de violência com a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), mas segundo agentes de plantão nesta quarta-feira (12), eles estavam proibidos de informar as ocorrências. Em contato com a SSP, a assessoria de Comunicação alegou que houve uma falha na comunicação interna, e que logo tudo estaria normalizado.

O fato é que os dados apontados pela imprensa causou estardalhaço. Ou seja, a violência que já acontece em Salvador só foi vista como um problema quando saiu das estatísticas para a rede nacional.  A equipe do Bocão News também tentou contato com o secretário de Segurança Pública, César Nunes, que não atendeu o celular nem retornou as chamadas.



Esta matéria foi publicada em 13/01/2011 às 7h 42


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp