Polícia

Polícia procura mulher que teria comandado chacina em Eunápolis

Radar 64
Segundo a polícia, Edeane Nacimento de Souza é acusada de matar uma família em Eunápolis  |   Bnews - Divulgação Radar 64

Publicado em 20/01/2011, às 07h53   Redação Bocão News



A Polícia Civil informou que esclareceu o triplo-homicídio do qual foram vítimas Sirleia de Souza Santos, 38, e suas duas filhas, Roseane Souza Santos, 21 e Valdiele Santos Reis,16. Elas foram assassinadas a golpes de faca, dentro de casa, na noite da última segunda (17). A chacina ocorreu no bairro Alecrim I, Zona Norte de Eunápolis. Três crianças e o marido de Sirleia conseguiram fugir.

No fim da tarde de ontem (19), Melque Silva Souza, 19, e outros quatro adolescentes que confessaram participação nos assassinatos, foram apresentados à imprensa na sede da 23ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior (Coorpin).

Segundo o delegado Evy Paternostro, Edeane Nascimento de Souza, 25, é acusada de ser a mentora do crime de pelo menos duas das vítimas, mas a polícia ainda não tem pista de seu paradeiro.


O delegado Evy afirmou que a chacina não tem relação com tráfico de drogas ou cobrança de qualquer dívida. Descobriu-se, durante as investigações, que o motivo foi passional.

Um dos sobreviventes do massacre, Marcos, teria sido o pivô do caso. Além de ser casado com Roseane (uma das vítimas), ele também mantinha um relacionamento com Edeane, ainda conforme as investigações.

Marcos já prestou depoimento e pode ser indiciado como partícipe. Segundo um dos acusados, ele sabia que o crime estava sendo planejado. ‘Marcos sabia de tudo. Não foi rendido, coisa nenhuma’, afirmou Melque, que já tinha três entradas na cadeia por tráfico de drogas.

Desde quinta-feira Sirleia e o marido Josevaldo Andrade Souza, 40, que conseguiu fugir pela janela, vinham se desentendo com Edeane, por causa do suposto relacionamento que ela matinha com o genro. Houve até tentativa de assassinato partindo dos dois lados.

‘Por conta disso, Edeane teria começado a arquitetar o crime macabro. Para isso, se valeu dos adolescentes e de um maior. Começou cooptá-los para tentar invadir a casa da vítima, alegando que era para dar um susto e roubar um dinheiro’, acrescenta o delegado. Os depoimentos revelaram que Edeane teria matado Sirleia e Roseane. Valdiele foi executada por um dos adolescentes.
‘Um dos adolescentes afirma que Valdiele, desesperada com a cena que presenciava partiu em direção dele, que no susto e na adrenalina da execução do crime, começou a desferir vários golpes’, frisa o delegado.

‘É certo que Marcos foi poupado porque tinha relacionamento amoroso com a Edeane. Segundo depoimento do maior, o Marcos participou da reunião onde foi cogitada a invasão. Se confirmado, ele também será autuado como participante dos homicídios’, completa o delegado.

Ainda segundo o delegado, será lavrado um auto de apreensão contra os adolescentes. Eles podem ser responsabilizados por ato infracional correspondente a homicídio qualificado e todo o procedimento seguirá as normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Os adultos serão autuados em flagrante por crime de homicídio qualificado, tendo em vista que houve ações incansáveis. Todos os envolvidos eram vizinhos. As facas usadas no crime não foram encontradas. Mas foi localizada uma camisa com manchas de sangue, usada por um dos envolvidos.

A polícia desenvolve agora ações para que seja efetuada a prisão de Edeane e pede que a população denuncie pelos telefones 190, 197 ou (73) 3261-8125 (plantão policial).

Informações do Radar 64

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp