Polícia

Balanço da SSP-BA traz apenas policiais entre os feridos na manifestação

Imagem Balanço da SSP-BA traz apenas policiais entre os feridos na manifestação
De acordo com o órgão, houve prejuízos para o setor público e o privado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/06/2013, às 07h36   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)



No início da tarde desta sexta-feira (21), a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou um balanço após os atos de vandalismo praticados na última quinta-feira (20), em Salvador. De acordo com a SSP-BA, houve prejuízos para o setor público e o privado.

Dos fatos constatados pelas polícias Civil e Militar durante a operação em campo, três ônibus urbanos foram incendiados (02 em frente ao DPT, Barris e 01 no viaduto do Canela); três agências bancárias foram depredadas (01 Banco do Brasil e 01 do banco Itaú, ambas na Avenida Sete de Setembro e 01 Bradesco, na Piedade); dois módulos da Polícia Militar foram apedrejados (Campo Grande e Relógio de São Pedro); quatro viaturas da Polícia Civil tiveram seus vidros quebrados e três ônibus foram apedrejados, sendo dois da FIFA. Além desses danos, muitos telefones públicos, placas de sinalização e banheiros químicos foram destruídos.


A SSP apontou ainda que no final da tarde de quinta-feira, um grupo de pessoas, após atear fogo num ônibus em frente ao Departamento de Policia Técnica, dificultou o trabalho do Corpo de Bombeiros, inclusive, apedrejando os bombeiros e seus veículos. Os manifestantes amassaram toda a lateral do caminhão ABTS do 1ºGBM, portas e tanque de combustível. Além disso, os bombeiros foram hostilizados quando tentaram apagar o fogo.

Ainda de acordo com o balanço do órgão, dois policias militares ficaram feridos durante a operação. Um deles, o soldado PM Moacir Alves dos Santos, 36 anos, estava de plantão no modulo policial do Campo Grande, quando foi agredido na cabeça por manifestantes. Ele levou 15 pontos na cabeça, mas passa bem. Os números da  SSP-BA não registraram civis feridos, a apesar de a repressão nas ruas.





Balanço interior
Interior também teve manifestações – Foram registradas manifestações em, pelo menos, 15 municípios baianos. Durante o movimento, em Feira de Santana, foram registradas duas prisões em flagrante por dano qualificado (apedrejaram uma viatura da PM) e dois termos circunstanciados também foram registrados. Em Santa Cruz de Cabrália, os manifestantes quebraram um ônibus; em Porto Seguro, a entrada da cidade foi bloqueada; em Ilhéus, os manifestantes também bloquearam a ponte do Pontal; em Barreiras, as pessoas fecharam a BR 242 e queimaram pneus; além desses, houve manifestações em Alagoinhas, Itaberaba, Itabuna, Eunápolis, Jequié, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Santa Maria da Vitória, Juazeiro e Paulo Afonso.

Ocorrências registradas - Os casos registrados até as 7h desta sexta-feira (21) e levantados pela Coordenação de Documentação e Estatística Policial (Cedep), da Polícia Civil, constam três lesões corporais dolosas, um roubo a transeunte, 11 danos, sendo que uma pessoa foi presa em flagrante (André Souza de Jesus, de 28 anos) por dano qualificado ao patrimônio, sete roubos a ônibus e uma pessoa foi conduzida à delegacia por desacato.

Postada às 14h53 do dia 21 de junho


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp