Polícia

De mansinho, traficantes retornam aos morros do Rio

Publicado em 30/01/2011, às 18h38   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Reportagem publicada pela edição deste domingo (30) no jornal Folha de São Paulo mostra que a polícia do Rio de Janeiro tem detectado movimentos que mostram que o tráfico começa a se preparar para voltar aos complexos de favelas da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio, ocupados desde o fim de novembro pelas forças policiais.

De acordo com a reportagem, o traficante Paulo Roberto de Souza Paz, conhecido como Mica ou MK, que controlava pontos de tráfico em parte da Vila Cruzeiro, voltou a entrar e a sair da favela.

Agora sem armas de fogo, traficantes, incluindo Mica, teriam passado a matar a facadas desafetos suspeitos de terem transmitido informações para policiais, segundo relatos de moradores ouvidos pela reportagem.

Um investigador da Polícia Civil confirma a suspeita. "Estamos investigando três casos de esfaqueamento que de fato têm relação com o tráfico. Em um deles, a vítima é uma mulher que teria algum tipo de ligação com o Mica".

Segundo o Exército, ocorreram cinco homicídios nos complexos desde a ocupação pela Brigada Paraquedista em 23 de dezembro passado. Os militares não informaram exatamente quantos morreram a golpes de faca.
O Exército confirma que ainda existem drogas e armas escondidas nos complexos.

Outro indício da nova investida do tráfico é que bandidos voltaram a montar barricadas, desta vez com pedras, para barrar patrulhas. Cinco delas foram encontradas e desmontadas pelas tropas. O relato de um oficial do Exército,
Moradores contam que são vigiados pelos "soldados do tráfico" remanescentes no morro. Líderes comunitários estão entre os alvos; um deles chegou a deixar a favela por 20 dias, após ameaça.

O Exército já fez 72 detenções de suspeitos de ligação com o tráfico, mas sem provar vínculo. Outras sete pessoas ficaram presas, acusadas de traficar no sistema chamado pelo general de "formiguinha" (o tráfico discreto, sem as chamadas bocas de fumo vigiadas por homens com fuzis).
.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp