Polícia

Buerarema: em novos ataques, 15 casas são incendiadas

G1
Índios tupinambás, armados com fuzis, circulou pelas ruas da cidade provocando pânico na população  |   Bnews - Divulgação G1

Publicado em 26/08/2013, às 06h31   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O clima de violência aumentou consideravelmente neste sábado (24), no município de Buerarema. Confrontos entre índios da etnia Tupinambá e fazendeiros da região deixam a população da cidade em pânico este mês.

As tropas da Força Nacional já ocupam o município, mas diversos bens públicos e privados foram depredados e 15 residências incendiadas.

Segundo informação de moradores, um grupo de índios tupinambás, armados com fuzis, circulou pelas ruas do centro da cidade assustando a população.

Na tentativa de enfrentar os índios, os produtores rurais foram impedidos pela polícia. Revoltados, os manifestantes atearam fogo nas residências dos índios.

No último domingo (18), homens da Força Nacional chegaram ao município de Ilhéus, mas de acordo com população, o efetivo não tem cumprido com a ordem de proteção. Para muitos, o efetivo tem agredido a população.

Mas, de acordo com o delegado chefe da Polícia Federal, Mário Lima, o principal objetivo do reforço no policiamento da região é evitar que ocorram novos atos de violência.

O caso

A localidade conhecida como Serra do Padeiro, entre Buerarema, Una e Ilhéus, é alvo de disputa entre índios e fazendeiros. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), indígenas estão ocupando fazendas que se encontram no interior da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, que pertence aos índios Tupinambás. Mas, de acordo com a Associação dos Pequenos Produtores, não há documentos que comprovam que as terras sejam indígenas.


Postada às 08h31 do dia 25 de agosto

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp