Polícia

Rio tem nova chefe de Polícia Civil

Imagem Rio tem nova chefe de Polícia Civil
Marta Rocha assume vaga de delegado afastado na Operação Guilhotina   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 15/02/2011, às 20h36   Redação Bocão News



A Secretaria estadual de Segurança anunciou no início da noite desta terça-feira (15) que a delegada Marta Rocha é a nova chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro. O delegado Allan Turnowski deixou o cargo quatro dias após o início da Operação Gulhotina, da Polícia Federal, que já prendeu mais de 35 policiais acusados de corrupção. Entre eles, está o delegado Carlos Oliveira, ex-braço direito de Turnowski.

Marta Rocha, que atualmente ocupa a direção geral da Divisão de Polícias de Atendimento à Mulher (DEAM), será a primeira chefe da Polícia Civil do Rio. Ela foi Subchefe da Polícia Civil em 1999, e também foi vice-presidente da Comissão de Organização da Polícia Civil na Rio-92. A delegada, que chegou a concorrer como candidata a deputada estadual, era titular da 15ªDP (Gávea) quando ocorreu o sequestro do ônibus 174. Na ocasião, ela foi exonerada.

Veja a íntegra da nota da secretaria

Governo do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Segurança
Coordenadoria de Comunicação Social

Após uma longa conversa na manhã desta terça-feira com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o Chefe de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, deixou o cargo após os dois concluírem que esta seria a decisão mais adequada para preservar o bom funcionamento das instituições.

O secretário aproveita a ocasião para agradecer publicamente a dedicação e a fidelidade do delegado Turnowski durante sua gestão.

Em um ano e dez meses de trabalho no comando da Polícia Civil, Allan implantou projetos que contribuíram para a redução da criminalidade no Estado. Neste período, a Polícia Civil ganhou uma delegacia exclusiva para investigação de homicídios; aprimorou o atendimento nas delegacias distritais através do Dedic; fez prisões importantes contra a milícia; reduziu em taxas inéditas o roubo de veículos no Estado; além de melhorar a produtividade das delegacias quanto ao número de inquéritos relatados com autoria.

O secretário gostaria de reforçar que eventuais mudanças na equipe não vão prejudicar o compromisso assumido com a sociedade que é o de fazer do Rio um lugar cada vez mais seguro.

Veja a íntegra da carta de Allan Turnowski

À população do Rio, aos meus colegas de trabalho, aos meus amigos,

venho a público agradecer ao Governador Sérgio Cabral e ao Secretário de Segurança José Mariano Beltrame pela oportunidade de comandar minha instituição por quase dois anos. Hoje de manhã deixei o cargo de Chefe de Polícia após uma conversa franca e aberta com o Secretário Beltrame. Tenho certeza que esta é a melhor decisão para o momento.

Posso garantir que foi um período de aprendizado, de conquistas, de amadurecimento e também de realizações profissionais. Deixo para meu sucessor uma série de iniciativas estruturantes que podem elevar a Polícia Civil a outro patamar .

Agradeço também o apoio de meus familiares, que sacrificaram horas de convívio e atenção.

Um abraço a todos.

Allan Turnowski

Informações do G1

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp