Polícia

Comandante investiga mortes de PM’s durante testes físicos

Imagem Comandante investiga mortes de PM’s durante testes físicos
“Não houve negligência por parte da Polícia Militar da Bahia", garante Alfredo Castro  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/12/2013, às 19h27   Alessandro Isabel (Twitter @alesandroisabel)


FacebookTwitterWhatsApp

As mortes de dois policiais militares após participarem do Teste de Habilidade Especifica (THE), para ingresso no Curso de Operações Policiais Especiais (Copes) estão sendo investigadas pelo comando da Polícia Militar (PM).

Além dos soldados Manoel dos Reis Freiras Júnior, de 34 anos, e Luciano Fiuza de Santana, 29, que morreram no hospital, outros dois policiais também apresentaram problemas de saúde. Um deles ainda permanece internado.

De acordo com o Comandante Geral da PM na Bahia, coronel Alfredo Braga de Castro, a motivação para as mortes estão sendo apuradas. Ele garantiu que o curso pelo o qual os policiais foram submetidos nunca apresentou qualquer tipo de problema e todos os participantes passaram por um teste rigoroso antes de alcançarem a etapa final de resistência.

“Designamos o capitão Alexandre, que além de oficial é perito, para conduzir as investigações. Diante do ocorrido não podemos adiantar nada. Nosso curso já está na sexta edição e esse foi o primeiro fato registrado. É um curso de referência internacional com toda a atenção para os aspectos médicos e físicos”, garantiu Castro.

Ainda segundo o comandante, o trabalho de seleção para participação do militar no teste é extremamente rigoroso, participando apenas os que se mostraram aptos em seleções anteriores. “Não houve negligência por parte da Polícia Militar da Bahia. Por isso que nos causou surpresa o ocorrido e estamos investigando. O curso serve de referência para todo o país vindo até policiais de outros estados para participar. Estamos acompanhando e lamentamos profundamente pelas perdas irreparáveis”.

Castro também explicou que todo candidato que participa do THE se inscreve voluntariamente e é obrigado por força de edital a realizar uma bateria de exames médicos de ordem laboratorial e cardíacos, e ainda apresentar atestado médico indicando estar apto para a realização de testes de esforço físico. A previsão é que as investigações sejam concluídas em 30 dias.

MORTES – De acordo com o comando da PM baiana o soldado Manoel dos Reis Freitas Júnior e Luciano Fiuza de Santana passaram mal durante um treinamento na última segunda-feira (16). Manoel morreu na noite de terça-feira no Hospital Aeroporto. 24 horas depois, Luciano também não resistiu o morreu na mesma unidade de saúde. Eles participavam,  com outros 66 policiais, de uma corrida de 10 km.

Essa era a primeira etapa do treinamento para o Curso de Operações Policiais Especiais (Copes), no Batalhão de Polícia de Choque, em Lauro de Freitas, que capacita PMs para operações de alto risco. Todos os militares apresentaram os mesmos sintomas – náuseas e vômitos - e precisaram de atendimento médico. Eles foram encaminhados para o Hospital Geral Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, e depois transferidos para unidades particulares. 

O Tenente Joserrise Mesquita de Barros Nascimento, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Cerrado) segue internado no Hospital São Rafael, entubado e inconsciente. O quarto policial que precisou de atendimento médico, soldado Paulo Deivid Capinan da Silva Pedro, da 81ª CIPM (Itinga), recebeu alta médica na noite de segunda-feira. 

A PM informou que todos os candidatos fizeram exames médicos e apresentaram atestado médico indicando aptidão para a realização de testes de esforço físico.

Nota originalmente postada às 9h do dia 19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp