Polícia

Confronto entre policiais civis termina em morte

Publicado em 02/03/2011, às 21h25   Ivana Braga



Um confronto entre policiais civis do Departamento de Combate ao Narcotráfico (Denarc) e da delegacia especializada  de Repressão a Tóxicos e Entorpecentes, ocorrido na noite desta quarta-feira (2), resultou na morte do policial Valmir Gomes, conhecido como "Nosso Amigo", da Delegacia de Furtos e Roubos, e outro policial ficou ferido.

O fato ocorreu na Rua do Canal, na Pituba, imediações da 16ª Delegaciade Polícia. A Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel) confirmou a ocorrência, ressaltando, entretanto, não ter detalhes do caso e não saber se o fato envolveria policiais, nem a identificação dos autores e das vítimas.  

Segundo fontes do governo, a ação foi resultado de uma investigação que vinha sendo realizada por policiais do Denarc após receber denúncias de envolvimento de policiais com traficantes. Ao chegar no local, a equipe do Denac teria sido recebida à bala pelos colegas. 

O delegado José Habib, titular da 16ª DP, na Pituba, conduziu as primeiras investigações, mas o fato passou para a responsabilidade da delegada Iracema de Jesus, da Corregedoria da Polícia Civil.   

As vítimas, segundo a Centel, foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE). O policial Valmir já chegou ao hospital morto, enquanto que o segundo policial morreu após receber atendimento, não resistindo aos ferimentos.

Nesta quinta-feira (3), em nota, a Corregedoria da Polícia Civil divulgou que está investigando o confronto entre policiais civis, que resultou na morte de Valmir Gomes, investigador da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). Ele estava acompanhado de outras duas pessoas, numa viatura não padronizada. Os três reagiram quando foram abordados por uma equipe de investigadores da Delegacia de Tóxico e Entorpecentes (DTE), que foi ao local averiguar uma denúncia de extorsão.

 As investigações sobre o agente iniciaram após denúncia foi feita diretamente à Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que acionou a Polícia Civil. De acordo com a Corregedoria, foi relatado que policiais civis estavam exigindo dinheiro para não prender um jovem, que estava comprando lança perfume.
O jovem foi levado para a Corregedoria da Polícia Civil para prestar depoimento. Os integrantes das equipes que participaram da operação também foram ouvidos. Os carros envolvidos na troca de tiros são periciados e todas as armas foram apreendidas.

Com a troca de tiros, os outros dois homens fugiram e são procurados. Além dos agentes da DTE, os policiais que foram checar a denúncia, contavam com o apoio da Coordenadoria de Operações Especiais (COE).



Foto: Edison Ruiz // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp