Brasil

No Brasil, cartel mexicano populariza e leva drogas sintéticas à periferia

Reprodução / EBC
A polícia está apurando se o cartel atua em parceria com facções criminosas brasileiras   |   Bnews - Divulgação Reprodução / EBC

Publicado em 20/09/2020, às 14h01   Redação AjuNews


FacebookTwitterWhatsApp

Investigações da polícia brasileira indicam que nos últimos três anos o cartel mexicano Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG), maior grupo criminoso do México e especialista em tráfico de drogas sintéticas, intensificou ações no Brasil. As informações foram publicadas pelo Uol, nesta domingo (20).

De acordo com um relatório que está com a Polícia Federal (PF), embora o grupo tenha sido criado há menos de 10 anos, a partir de uma cisão do cartel de Sinaloa, o CJNG teve rápido crescimento.

Segundo a publicação, em São Paulo, policiais do Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (Denarc) destacaram que as drogas sintéticas, que antes eram consumidas por pessoas de classe média, agora estão sendo vendidas e consumidas nos bairros periféricos, sendo tão usadas quanto a maconha e a cocaína.

Acredita-se, que no Brasil a droga já criou seu mercado, independente da classe social. A polícia está apurando se o cartel atua em parceria com facções criminosas brasileiras para a venda do entorpecente ou se disputa o território.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp