Polícia

Brasileiro suspeito de matar policial de elite é preso

Divulgação
A prisão do brasileiro foi realizada em uma área de floresta deste território que faz fronteira com o Amapá  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/04/2023, às 09h13   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Suspeito de matar um policial de elite francês no final de março, na Guiana Francesa, um brasileiro de 20 anos, foi preso no último sábado (8). A prisão foi realizada em uma área de floresta deste território que faz fronteira com o Amapá.

O policial militar de elite Arnaud Blanc, 35 anos, foi assassinado em 25 de março com dois tiros, quando participava de uma operação contra a mineração ilegal na Guiana Francesa.

O brasileiro detido fazia parte de um grupo criminoso que roubava ouro extraído de atividades de garimpo clandestino, mas não era um garimpeiro.  

De acordo com a polícia, o suposto atirador se encontra sob regime de detenção judicial. O promotor público de Caiena, Yves Le Clair, disse que o jovem tinha demonstrado a intenção de se entregar à polícia. 

Entenda o caso - O policial assassinado pertencia ao grupo de elite francês GIGN, especializado em operações de inteligência e alto risco. Ele havia chegado à Guiana Francesa em 22 de março e foi transportado de helicóptero, junto com nove colegas, para uma área de floresta no centro do território francês, onde havia sido localizado o garimpo ilegal de Dorlin, próximo do município de Maripasoula. 

 Na aproximação do acampamento onde dormiam os garimpeiros clandestinos, os policiais franceses foram recebidos a tiros pelo grupo criminoso. Blanc, que estava à frente dos colegas, chegou a responder com sua pistola até esvaziar a última bala de seu cartucho. Porém, baleado duas vezes, o francês não resistiu aos ferimentos e morreu.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp