Polícia

Cerca de 4,5 toneladas de cabos de cobre e equipamentos são recuperados em Salvador

Divulgação/SSP
Cada quilo de fio de cobre furtado era comercializado no varejo por cerca de R$ 45  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP

Publicado em 20/07/2022, às 20h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 4,5 toneladas de fios de cobre e de alumínio de origem não comprovada e com suspeita de serem materiais furtados foram recuperados nesta quarta-feira (20) em Salvador, durante a segunda edição da Operação Metallis, desenvolvida pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP). O material está avaliado em cerca de meio milhão de reais.

Segundo a pasta, forças estaduais de segurança, órgãos municipais e empresas privadas vistoriaram cinco estabelecimentos de revenda de fios e cabos nos bairros de Valéria e Pirajá, e encontraram 4,5 toneladas de cabos e fios, bobinas elétricas, transformador, baterias de estações de energia, quadro de bicicletas furtadas, equipamentos da Embasa, entre outros itens usados pelas concessionárias de serviços públicos.

De acordo com o coronel Raimundo Cerqueira, assessor técnico da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap) da SSP, cada quilo de fio de cobre furtado era comercializado no varejo por cerca de R$ 45.

Conforme o delegado Arthur Gallas, diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) da Polícia Civil, a operação interditou uma empresa que estava com alvará de funcionamento vencido e flagrou também dois casos de furto de água.

“São empresas grandes, que estão no mercado há mais de 20 anos, e recebem o material de sucatas menores, que por sua vez conseguem com os autores dos furtos. Eles fazem a separação do material e enviam para as siderúrgicas”, falou o delegado, ao explicar o modus operandi dos três comércios flagrados.

O material recuperado foi encaminhado para um galpão da Coelba, onde ficará armazenado. Equipes das Polícias Civil, Militar e Técnica, do Corpo de Bombeiros Militar, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, da CCR Metrô Bahia, de empresas de telefonia, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), da Guarda Municipal de Salvador, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), dentre outros, participaram da ação integrada.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags